quinta-feira, agosto 19, 2004

A época que aí vem

Académica - Apesar do orçamento contemplar 1,1 milhões de contos (para quem deve tanto a tanta gente, é estranho...), é um sério candidato à descida. Perdeu Lucas no meio-campo e José António na defesa, bem como Marcelo na frente, que apesar de mal-amado marcava golos importantes. Os adeptos acreditam muito no regresso de Dário, mas poderá não ser suficiente.

Beira-Mar - O acordo com o Stellar Group (empresa de reputação duvidosa...) parece estar a levar o Beira-Mar para a 2ª Liga. Veio um contentor de jogadores (Australianos, Checos, Uruguaios, Ingleses, Escoceses, Sul-Africanos) "estragar" um plantel que até tinha dado boa conta de si. Para além disso, perderam Levato, um pilar do meio-campo, e a situação de Kingsley está indefinida. Podem ser a surpresa, mas inclino-me mais para a decepção. É um melting pot demasiado imprevisível

Belenenses - Teremos uma época tranquila, com um plantel equilibrado e com bastantes soluções ofensivas. Entraram nomes como Juninho Petrolina ou Cristiano e muito se espera dos miúdos da "cantera". Com um pouco de sorte, podemos sonhar com algo mais.

Benfica - Lutará com o Sporting pelo 2º lugar, numa corrida pela qual à partida estará em vantagem, uma vez que tem melhor 11. O problema é que a época é longa e as soluções... um enigma. Perdeu Tiago, e as diversas entradas não parecem trazer nada de novo, à excepção de Manuel dos Santos, que em princípio relegará Fyssas para o banco. Os 2 guarda-redes contratados são talvez a anedota das contratações deste verão (talvez Pinilla ganhe a corrida... ou outra boa aposta são os reforços do Beira-Mar): o Benfica tem o melhor guarda-redes da época passada, contrata o titular do Alverca (na minha opinião, um guarda-redes banal, muito espectacular, mas que leva o seu franguito amiúde) e logo de seguida o suplente da selecção, ou seja, 2 jogadores de nível e 1 suplente com valor para um lugar específico... e o resto da equipa com tantos remendos

Boavista - Os "caceteiros-da-rotunda" estão de volta, para desespero dos amantes do futebol. É escusado gastar palavras com a forma súcia, baixa e repugnante com que praticam futebol, pelo que interessa referir só que houve uma pequena revolução no plantel, com 16 entradas, nas quais se destaca, claramente, João Pinto. Destaque também para a saída de alguns "históricos" da conquista do título de há 3 anos atrás. Ah, e claro, mantém-se o jogador mais influente... o "sistema".

Braga - Com um passivo assombroso e em grande crescimento, mais um plantel dispendioso para uma época mediana, talvez coroada com a Europa, pouco para quem tanto fica a dever. Entraram jogadores como Cândido Costa ou João Tomás, e atenção especial a Cesinha, no lado esquerdo.

Estoril - A equipa do todo poderoso da Luz, José Veiga, e presidida pelo ex-presidente da Luz, Manuel Damásio terá muitas dificuldades em ficar na SuperLiga, na medida em que o plantel é muito fraco. Espera-se que faça a vida negra a Sporting e Porto...

Gil Vicente - O Gil apresenta um orçamento de 3 milhões de euros (ai como é bom ter uma Câmara Municipal a "meter" dinheiro) e reforços de peso, onde destacaria Jorge Ribeiro e Júlio César. No entanto, a pré-época está a correr mal para os homens de Barcelos. Destaque para a saída de Gaspar para o Ajaccio, de França.

Marítimo - Tem mostrado grandes dificuldades em marcar golos o Marítimo, sem um goleador e criando poucas oportunidades. Destaque para o regresso de Danny a Alvalade e a saída de Pepe. Deverá ficar na 1ª metade da tabela.

Moreirense - O principal candidato à descida, após ter sido abandonado pelo Presidente e treinador. Só 3 contratações, entre as quais João Manuel, de 37 anos, não auguram nada de bom. Terá muita dificuldade para fugir aos 4 lugares da descida.

Nacional - Quando se pensava que o surpreende, luxuoso e esbanjador Nacional ia perder Rossato, Adriano e Serginho Baiano, eis que só perdeu o 1º. Reforçou-se com jogadores de clubes brasileiros de topo, e prepara-se uma nova época de sucesso, tudo dependendo dos pontos que fizer fora do "campo de concentração" onde jogam. Especial destaque para a entrada de Rondinelli, um bom lateral-esquerdo.

Penafiel - Contratou Drulovic (no ocaso da carreira) e um brasileiro com carreira feita de seu nome Sidney. Lutará para não descer, mas é um forte candidato. No entanto, o facto de ser presidido por António Oliveira (sim, o das praias no Mundial) deve ser suficiente para o sistema dar "tudo por tudo" para a sua permanência.

Porto - Penso que será campeão, na medida em que a oposição não mostra armas capazes de "beliscar" o Porto. Perdeu Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira e Deco, mas compensou com as entradas de Seitaridis, Pepe, Hélder Postiga, Raúl Meireles e de um génio chamado Diego. Ah, e não esqueçamos a manutenção do Maniche. É o grande favorito. O único senão é a "estória" do treinador que não o chegou a ser e que poderá ser aproveitada pelos adversários para enfraquecer a posição quer de Fernandez, quer da direcção.

Rio Ave - Sob a batuta de Carlos Brito (um treinador que dá estabilidade ao clube), o Rio Ave terá uma época mais complicada que a anterior, lutando para não descer. Gaúcho é um bom jogador "resgatado" da Coreia do Sul, mas a perda de Evandro é significativa.

Sporting - Tal como o Benfica, não deverá ter capacidade para "atingir" o Dragão. Com um guarda-redes com lugar cativo (e com suplentes do mesmo nível ou mesmo melhores), uma defesa que abana (Rui Jorge acabado, mas Paíto é bom jogador ; Beto não foi, não é nem nunca será o que o pintam ; na direita, Miguel Garcia não é lateral e Mário Sérgio continua sem vingar), um meio-campo com meia-dúzia de bons jogadores, mas todos para o centro (Rochembach, Rogério, Tinga, Custódio, Hugo Viana, Carlos Martins), sem ninguém que saiba jogar pelas alas (Tello, o pouco que rende ainda é ao meio, e Douala ou Danny não são médios-ala). Na frente, o exemplo claro do amadorismo de quem gere o futebol em Portugal: tendo um jovem com valor (Lourenço) e um ponta-de-lança experiente, apesar de vir de uma época fraca (Silva), dispensam ambos para ir buscar a Leiria Douala (que quer no Boavista, quer no Aves, quer no Leiria, só jogava a sério 6 jogos por ano) e um ponta-de-lança que nas últimas 2 épocas fez 7 jogos em clubes como o Celta de Vigo e o Chievo, e que nada tem mostrado. De resto, Niculae ou está lesionado, ou fora-de-forma, ou lento, ou trapalhão, não se afirmando. Resta Liedson para salvar a honra do convento... e dar continuidade ao bonito trabalho de JVP na arte de bem mergulhar.

União de Leiria - Há confiança entre os adeptos da equipa do Lis, pois mantém-se a estutura da última época e entraram jogadores com Krpan ou Fábio Felício. A presença na final da Taça Intertoto mostra que o Leiria está forte. O único senão é a fraca base de sustentação do clube, que o pode arrastar para baixo.

Vit. Guimarães - Praticamente fizeram uma fusão com o Moreirense. Parece ser uma época de transição, mas as promessas eleitorais poderão levar o Guimarães para o fundo da tabela, pela pressão exercida. Afinal, só Luís Mário está a ganhar 8 mil contos por mês...

Vit. Setúbal - Prepara-se para lutar contra a despromoção, podendo fazer uns "brilharetes". Aposta em alas rápidos e bons tecnicamente para servir o temível Meyong, que atrás de si conta com Jorginho. A defesa será o sector mais debilitado.

Sem comentários: