Artur José Pereira (1890-1953) foi um dos fundadores do clube, e o principal entusiasta da sua criação. Homem notável, gentilíssimo e apaixonado, um dos mais extraordinários futebolistas e treinadores portugueses, acabou por concretizar o seu sonho de fundar um clube genuinamente belenense (o Sport Lisboa, que nascera em Belém, fundira-se entretanto com o Benfica).
Falaremos mais sobre ele em outros números. É bem merecido!... Por hoje, recordamos apenas o teor de uma proposta de Acácio Rosa, em Assembleia Geral do clube realizada em 1991:
“ARTUR JOSÉ PEREIRA é a figura que encarna a mística do clube de várias décadas. Os Beléns – a juventude de hoje -, a família dos ‘velhos’ e dos novos que se orgulham de pertencer, de lutar e de sofrer pelo BELENENSES, têm a obrigação moral de prestar culto de amor e de gratidão a este HOMEM.
Que à entrada do nosso Estádio, se coloque a figura, o busto, que diga aos beléns de hoje e do amanhã: foi este o belenense que deu a todos nós o ideal que apaixonadamente vive em nossos corações!”.
Falta cumprir este dever moral!
Sem comentários:
Enviar um comentário