quarta-feira, junho 14, 2006

Selecção do Dia: Tunísia

Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image HostingTunísia
Grupo H: Espanha, Ucrânia e Arábia Saudita

A Tunísia chega à Alemanha como campeã africana (em 2005), é uma selecção bastante respeitada, mas nas fases finais de campeonatos do mundo nunca consegue causar grande impacto.

Os tunisinos tiveram um apuramento relativamente pacífico, apenas ensombrado pela sempre difícil selecção de Marrocos (obteve menos 1 ponto). Têm apenas 3 participações em campeonatos do mundo de futebol (1978, 1998 e 2002).

Que dizer de Roger Lemerre, foi jogador e técnico do Lens. Assumiu a selecção da França depois do único título mundial obtido pelos gauleses em 1998. Foi muito criticado por consequência dos maus resultados na Coreia/Japão em 2002, na altura não conseguiram passar os grupos. O frencês passou ainda por clubes como o Estrela Vermelha, Estrasburgo.

As “Águias de Cartago”, jogam bastante em função do adversário, e apenas tentam impor o seu jogo quando já estão em desvantagem, tanto no marcador como tacticamente. O seu estilo de jogo assenta num 4*1*3*2, com uma linha defensiva muito pouco móvel, um trinco puro e dois extremos bastante ofensivos.

Devido à falta de referências desta selecção iremos apenas falar sobre as pedras basilares da mesma.

Na defesa pontificam o central Yahia, com 1m86cm, é um jogador muito duro e sempre atento aos deslizes dos seus companheiros, é colega de Hélder Postiga no Saint-Etienne e a estrela mais conhecida desta formação – Trabelsi. Joga no Ajax e é muito possante fisicamente, actua como lateral mas também pode ser adaptado, tanto a central como a extremo (posições que já experimentou).

Já no meio campo a grande referência é Adel Chedli (Nuremberga), estreou-se pelos tunisinos em 1996 e desde então que tem sido fundamental nesta selecção do norte de África. É franzino, mas muito trabalhador, tem uma cultura táctica que qualquer treinador aprecia.

A frente de ataque está entregue a Santos (nome tipicamente tunisino), bastante tecnicista e faz bastantes golos de belo efeito. É uma mais valia para esta formação uma vez que não apresenta muitos virtuosos.

O Grupo H vai ser muito complicado para os norte africanos, uma vez que têm os tubarões Espanha e Ucrânia a disputarem os primeiros lugares do mesmo. A Arábia Saudita não terá seguramente um papel relevante neste grupo.

Dados:
Selecção: Tunísia
Fundação: 1956
Títulos mundiais: -
Equipamento: Camisola branca e calções brancos
Seleccionador: Roger Lemerre
Figura dos mundiais: -
Estrela: Santos / Trabelsi

Sem comentários: