domingo, junho 11, 2006

Selecção do Dia: Portugal

Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image HostingPortugal
Grupo D: Irão, México e Angola

Cá estamos nós outra vez! Com o passar dos anos temos conquistado uma regularidade espantosa em fases finais das mais importantes competições do mundo. Muito devido a duas gerações de futebolistas, que desde o início dos anos 90 nos têm habituado a vencer. Já não somos os coitadinhos, saudosistas, e que “no tempo do Eusébio é que era…”, actualmente somos uma das mais excitantes equipas da Europa.

Contamos apenas com 3 participações em Mundiais, e apenas em 1966 fizemos uma boa caminhada, pois conquistámos o terceiro lugar em Inglaterra. Em 1986 com o famoso “saltilho”, estávamos mais preocupados em discutir os prémios de jogo do que em ganhar aos adversários, não sei se alguém lhes explicou que era apenas a segunda vez que íamos a um Campeonato do Mundo de Futebol. Em 2002, foi a vergonha total, pois os jogadores estavam mais preocupados em passear as camisinhas de marca e fazer compras para as mulheres no oriente, do que em mostrar porque é que tinham ficado em terceiro lugar no Campeonato da Europa de 2000.

O nosso grupo de apuramento era um dos mais fracos da zona europeia, mas também era o único que contava com três equipas (Portugal, Rússia e Letónia) que tinham participado no Euro 2004. Por isso conquistámos facilmente o primeiro lugar, e não tivemos que fazer as célebres contas, na última jornada.

O nosso seleccionador é um homem de fé e arrasta multidões, consegue lidar bastante bem com os portugueses, é bastante simpático e tem a capacidade de solicitar o apoio do povo, pedindo que coloquem bandeiras nas janelas e nos carros, fazendo com que haja um apoio incondicional à nossa selecção. Um homem de convicções fortes (Romário e Ricardo Quaresma que o digam), pegou numa equipa do Brasil que esteve quase pela primeira vez a falhar uma fase final do Campeonato do Mundo, em 2002, e conseguiu ser só e apenas campeão do mundo. Já em Portugal, conseguiu ser vice campeão da Europa, caindo apenas aos pés da Grécia (MALDITA SEJAS!!!), numa competição em que a imagem de Portugal foi altamente incrementada devido às nossas capacidades futebolísticas e organizacionais.

Como jogador teve uma carreira pouco visível, passando por clubes como o Alagoas.

Em termos tácticos utilizamos o já célebre 4*2*3*1, com um trinco e um trinco falso. Temos então na baliza o Ricardo, jogador do Sporting, com reflexos fantásticos mas por vezes com baixos níveis de concentração, atingiu esta época uma regularidade só vista quando actuava no Boavista. Temos por isso muita fé nas suas capacidades. Como suplentes temos o Quim (suplente do Benfica) e Paulo Santos (Braga).

No centro da defesa o patrão e ultra consagrado Ricardo Carvalho (Chelsea), um dos melhores defesas do mundo, bastante regular e é quase sempre nossa salvação. Ao seu lado Fernando Meira (Estugarda), bastante alto e poderoso mas infelizmente tem as suas falhas principalmente ao nível da antecipação. Como possíveis suplentes, temos o Ricardo Costa (bastante esforçado e aguerrido mas algo irregular) e Marco Caneira (polivalente jogador do Sporting).

No lado direito da defesa a primeira dúvida: Miguel ou Paulo Ferreira? É caso para dizer venha o diabo e escolha. Se um é um excelente lateral moderno, bastante ofensivo, mas tem que entrar em correrias loucas para recuperar a sua posição defensiva o outro é um lateral bastante concentrado defensivamente, mas que pouquíssimas vezes arrisca na subida do terreno. Seguramente Scolari vai escolher o defesa direito em função do adversário que tiver pela frente. No lado esquerdo da defesa, a opção natural recai para o lado do Nuno Valente (Everton), um jogador nada extraordinário mas que em função de Portugal não ter esquerdinos, é com ele que teremos que jogar (Marco Caneira também pode ser adaptado).

No meio campo centro defensivo, as verdadeiras incógnitas!!! Temos 4 jogadores para 2 posições. Vejamos, as duplas mais prováveis são Costinha (ex-Dínamo) e Maniche. As características principais são a classe e o posicionamento do primeiro, e a predisposição para correr e trabalhar no meio campo do segundo. A segunda hipótese, e minha preferida é a dupla Petit (Benfica) e Tiago (Lyon), em que o primeiro é um verdadeiro trinco e corre os 90 minutos varrendo tudo o que lhe aparece à frente (felizmente com a idade está um pouco menos violento) e o segundo é um jogador que fez uma época fantástica, marca golos, faz facilmente passes de 30/40 metros e é uma excelente muleta para o trinco. Infelizmente penso que o mister vai optar pela primeira dupla.

O tridente atacante, que apoia o ponta de lança, é um dos melhores do mundo!

Na direita, a lenda - Luís Figo (Inter). Já não tem as capacidades físicas que o notabilizaram no um para um, mas a sua técnica, presença em campo ainda fazem com que seja um dos extremos direitos mais respeitados do mundo. No lado esquerdo, o «wonderboy» - Cristiano Ronaldo (Man. Utd.). Está seguramente no top 5 dos jogadores mais temíveis do mundo no um para um, assiste os companheiros, faz bastantes golos tanto com os pés como com a cabeça. O nosso n.º 10 (ou n.º 20 como queiram), é o grande Deco. Jogador de fino recorte, visão de jogo genial. Esta época venceu pela segunda vez uma liga dos campeões, e foi bicampeão pelo Barcelona, um dos melhores jogadores do mundo. As possíveis alternativas são Boa Morte (Fulham), Hugo Viana (Valência) e Simão Sabrosa (Benfica). Especial enfoque para o último pois parece estar em excelente forma, talvez o 12º jogador mais utilizado.

Na frente de ataque o «ciclone da madeira», Pedro Pauleta, já superou o rei Eusébio em golos marcados pela selecção A. É um verdadeiro caso de sucesso, em França e os golos são a sua verdadeira paixão. Os suplentes de Pauleta são Postiga e Nuno Gomes. Parecem-me em baixa de forma mas esperemos para ver.

Inseridos no grupo D, temos no México o nosso maior rival. Angola e Irão parecem ser bastante mais acessíveis mas não podemos ir tão descontraídos para estes embates como à 4 anos atrás.

FORÇA PORTUGAL!!!
Photobucket - Video and Image HostingPhotobucket - Video and Image Hosting

Dados:
Selecção: Portugal
Fundação: 1914
Títulos mundiais: 0
Equipamento: Camisola vermelha e calções vermelhos (novo equipamento)
Seleccionador: Luís Filipe Scolari
Figura dos mundiais: Eusébio
Estrela: Figo / Deco / C. Ronaldo

Sem comentários: