terça-feira, junho 13, 2006

Selecção do Dia: Suíça

Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image HostingSuíça
Grupo G: França, Coreia do Sul e Togo

Após 12 anos sobre a última participação da Suiça numa fase final de um mundial de futebol eis que os suíços regressam para mais uma aventura desta vez bem mais perto de casa. O passaporte para a Alemanha foi conseguido através de um segundo lugar na fase de apuramento, ficando apenas atrás da toda poderosa França.

A experiência do seu seleccionador – Koebi Kuhn, foi construída com base nas experiências obtidas no FC Zurich e na selecção Suiça. Como jogador esteve 17 anos ligado ao FC Zurich, conquistando 6 campeonatos suíços e 5 taças internas.

Esta formação não apresenta grandes estrelas na sua constituição. Jogam tradicionalmente num 4*4*2, pouco ofensivo, privilegiando a segurança defensiva e as jogadas de contra-ataque.

Na baliza o já mítico Zuberbuehler, chega a esta competição com 35 anos. É um guarda-redes regular, muito certinho, não gosta de inventar.

Na linha defensiva destaca-se o Philippe Senderos, um jogador proveniente do Arsenal, com uma estampa física notável. É bastante jovem mas é já uma certeza, um grande central.

No meio campo a grande estrela desta selecção – Vogel (A.C. Milan). Apesar da época mais discreta da sua carreira, tapado no Milão por jogadores como G. Gattuso, é um médio defensivo de grande qualidade e tem uma excelente visão de jogo. Faz muito bem as transições defesa ataque da sua equipa.

A servir a dupla atacante está o brilhante Daniel Gygax (Lille). Este jogador poderá constituir uma das maiores surpresas deste mundial pois é relativamente desconhecido, mas joga bastante bem com os dois pés, e faz alguns golos de meia distância.

A frente de ataque está muito bem fornecida por dois homens bastante rotinados do futebol europeu – Frei (Rennes) e Yakin (Young Boys). Já passaram por bastantes clubes, são dois goleadores natos (lembram-se do Basileia à 4 anos atrás, na liga dos campeões).

Inseridos no Grupo G terão seguramente uma palavra a dizer, pois nenhuma das selecções que o compõem está em grande forma. A França e a Coreia do Sul, são os adversários mais complicados enquanto que o Togo será de uma dificuldade menor.

Dados:
Selecção: Suiça
Fundação: -
Títulos mundiais: 0
Equipamento: Camisola vermelha e calções brancos
Seleccionador: Koebi Kuhn
Figura dos mundiais: Stéphane Chapuisat
Estrela: Vogel / Senderos

Sem comentários: