sexta-feira, junho 09, 2006

Selecção do Dia: Holanda

Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image HostingHolanda
Grupo C: Argentina, Costa do Marfim e Sérvia e Montenegro

É uma grande selecção com um grande seleccionador! Estejam atentos pois a Holanda vai dar espectáculo. A maioria dos seus jogadores é bastante jovem e está sedenta de mostrar o que sabe na maior montra de futebol do mundo. Com 32 pontos em 12 jogos, esta formação não teve dificuldade no seu grupo de apuramento.

Com um historial impressionante a Holanda é um clássico nestas andanças. Quem não se lembra ou ouviu histórias sobre a célebre «laranja mecânica», em que Johan Cruyff era o seu expoente máximo e Rinus Michels o grande mestre. Foram duas vezes vice campeões do mundo, mas nunca conseguiram alcançar o tão desejado troféu.

Com Van Basten como seleccionador, esta equipa foi de certa forma remodelada e alguns históricos como Kluivert, Makaay, Seedorf ou Davids não foram convocados. Aposta forte na juventude e em jogadores não “viciados”, ou seja, com ambições de ganhar títulos e com margem de progressão. Como jogador Van Basten foi dos melhores do mundo, arrisco a colocá-lo no “TOP 5” de melhores pontas-de-lança de todos os tempos, marcou golos fantásticos e muitos, foi pena aquele joelho esquerdo.

A táctica mais usada pela Holanda é um 4*3*3, muito rasgado aproveitando a subida dos laterais e a rapidez dos extremos.

Na baliza encontramos um dos 3 ou 4 veteranos desta equipa – Van der Sar. Actua no Manchester Utd, mas as suas grandes conquistas foram ao serviço do Ajax. No centro da defesa o “boi” Bouma e o elegante Boulahrouz, complementam-se na perfeição, sempre em simbiose. A completar a linha defensiva temos os rapidíssimos «laterais modernos» Bronckshorst e Kromkamp. Ambos sobem bastante bem no terreno, muitas vezes aparecem na linha de fundo a cruzar para os avançados. Fazem quilómetros em campo, mas com jogos de 5 em 5 dias vão ter algumas dificuldades em explanar todas as suas faculdades. No meio campo uma dupla de respeito Van Bommel e Cocu. O primeiro aposta sempre na subida no terreno de jogo com a bola controlada, tem bom domínio de bola mas com pouca técnica. O segundo é um trinco à antiga, bastante duro mas com a idade, a matreirice também aumentou. A acompanhar este duo temos o terceiro elemento de seu nome Van der Vaart. Com apenas 22 anos tem uma maturidade impressionante, ainda não explodiu na Europa do futebol mas anda a prometer. Na frente de ataque aparece o consagrado Van Nistelrooy (Manchester Utd.), o super sónico Robben e o frenético Kuyt. O primeiro em cada dois jogos pela selecção marca um golo, o segundo tem um dos pés esquerdos mais conhecidos do mundo, fantástico aquilo que consegue fazer com a bola, o terceiro mais desconhecido, mas ainda assim o avançado do Ajax é um jogador capaz de resolver jogos.

O grupo da morte, como é conhecido o grupo C, vai ser bastante disputado pois a Argentina, Costa do Marfim e Sérvia e Montenegro não vão facilitar as contas aos holandesas

Photobucket - Video and Image HostingPhotobucket - Video and Image Hosting

Dados:
Selecção: Holanda
Fundação: 1889
Títulos mundiais: -
Equipamento: Camisola e calções laranjas
Seleccionador: Van Basten
Figura dos mundiais: Johan Cruyff
Estrela: Van Nistelrooy

Sem comentários: