quarta-feira, junho 07, 2006

Selecção do Dia: Polónia

Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image HostingPolónia
Grupo A: Alemanha, Costa Rica e Equador

É uma equipa de meio da tabela! Com um futebol muito idêntico ao alemão, os polacos podem ser uma surpresa na maior competição de futebol.

No seu historial já contam com dois terceiros lugares em campeonatos do mundo, em 1974 e 1982. Conquistou um segundo lugar no seu grupo de apuramento a 1 ponto da Inglaterra (1º lugar) e a 9 pontos do terceiro lugar (Áustria).

Como treinador o actual técnico da Polónia, Pawel Janas, é um vencedor nato. No Legia de Varsóvia foi bicampeão e conquistou nesse mesmo ano a taça do seu país (1994/1995 e 1995/1996). Integrou a selecção polaca em 2002, não conseguiu o apuramento para o Euro 2004, mas carimbou o Passaporte para o Fifa World Cup 2006.

Actuam num 4*4*2 simples de processos, os laterais Jacek Bak e Klos defensivamente são bastante disciplinados mas sobem pouco no terreno. Na baliza encontra-se o gigante Boruc do Celtic, relegando para o banco de suplentes o campeão europeu Dudek. Os centrais são provavelmente os menos conhecidos da Europa do futebol, Rsaza e Baszczynski. O meio campo é composto por uma das estrelas da companhia – Smolarek. Actualmente joga no B. de Dortmund e já passou pelo Feyenord, joga com os “dois pés” e tem uma visão de jogo fora do comum. A acompanhá-lo no centro do terreno tem Krzynowel (B. Leverkusen) um verdadeiro poço de força. Pelas alas actuam por norma Sobolewski e Kosowski, rápidos mas nem sempre conseguem chegar à linha de fundo e centrar em condições. Na frente de ataque a outra estrela da companhia – Zurawski. Um bom goleador, nem sempre bem servido pelos seus colegas mas um guerreiro nato. Ao seu lado actua por norma o “inglês” Rasiak, jogador do Tottenham.

O grupo A parece ser acessível aos polacos, pois têm na Alemanha o seu principal adversário. Alvos a abater serão seguramente as outras duas selecções (Costa Rica e Ecuador).

Photobucket - Video and Image HostingPhotobucket - Video and Image HostingPhotobucket - Video and Image Hosting

Dados:
Selecção: Polónia
Fundação: 1923
Títulos mundiais: -
Equipamento: Camisola vermelha e calções brancos
Seleccionador: Pawel Janas
Figura dos mundiais: Kazinierz Deyna / Wlodzimierz Deyna / Lato
Estrela: Zurawski

Sem comentários: