segunda-feira, junho 12, 2006

Selecção do Dia: Gana

Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image HostingGana
Grupo E: Itália, Rep. Checa e EUA

Vizinhos da Costa do Marfim e do Togo, participam pela primeira vez numa fase final de um campeonato do mundo. Foram os primeiros do seu grupo de apuramento, ficando à frente de selecções como o Congo e a África do Sul.

O treinador que conquistou este feito foi Ratomir Dujkovic, sérvio de 60 anos de idade. Notabilizou-se como guarda-redes do Estrela Vermelha, contribuindo decisivamente para 4 campeonatos consecutivos da ex-Jugoslávia, nos anos 70. Como treinador teve um percurso completamente atípico. Treinou selecções como a Venezuela, Mianmar, Ruanda e clubes como Crvena Zvezda e Universidad de Los Andes.

Com esta formação Dujkovic utiliza um 4*4*2, com os alas bastante ofensivos. Existe basicamente um líder por sector, desde já a linha defensiva é comandada pelo veterano Samuel Kuffour (AS Roma), um jogador bastante poderoso, actua na zona central da defesa. É um verdadeiro «Hércules», uma força da natureza que quando os seus colegas falham ele seguramente estará na dobra.

No meio campo a estrela – Essien. Mais um jogador bastante forte fisicamente, técnica invulgar e com uma visão de jogo muito apurada. Marca entre 8 a 10 golos por época, e faz todo o trabalho de transporte de bola defesa-ataque.

O n.º 10 desta selecção é o polivalente Appiah, ele que curiosamente começou a sua carreira como trinco. Joga um pouco à frente de Essien, e é por isso o maior apoio do médio defensivo. Genial mas por vezes trapalhão.

Na frente de ataque o avançado que joga actualmente no Vitesse – Amoha. Com uma velocidade estonteante foi um dos maiores responsáveis pelo apuramento do Gana para a Alemanha, tem um sentido de baliza apuradíssimo.

Podemos ainda fazer referência a Derek Boateng (AIK Solna), Eric e Otto Addo, Yakubu (Vitesse).

No grupo E vão causar algumas devido aos seus argumentos físicos. A Itália, R. Checa e EUA, não vão poder ignorar os jogadores do Gana.

Photobucket - Video and Image HostingPhotobucket - Video and Image Hosting

Dados:
Selecção: Gana
Fundação: 1957
Títulos mundiais: -
Equipamento: Camisola amarela e calções amarelos
Seleccionador: Ratomir Dujkovic
Figura dos mundiais: -
Estrela: Essien

Sem comentários: