sexta-feira, junho 09, 2006

Selecção do Dia: México

Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image HostingMéxico
Grupo D: Portugal, Irão e Angola

É a actual 4ª classificada do ranking de selecções da FIFA, e é seguramente a formação mais complicada para Portugal. Como sempre teve uma fase de apuramento bastante calma ficando apenas atrás dos EUA. Com equipas como a R. Dominicana, S. Vicente/Grnadines, S. Kitts & Nevis e posteriormente Guatemala e Panamá, não admira que o México tenha marcado cerca de 50 golos nesta caminhada.

O “Duro” Ricardo la Volpe, é um homem carrancudo, cinzento e bastante metódico. Não facilita em nenhuma situação mesmo em jogos amigáveis. Como técnico fez toda a sua carreira no México, treinando equipas como o CF América, Guadalajara, Atlas e Toluca. Por onde passou deixou sempre amores e ódios, fruto da sua personalidade forte.

Em termos tácticos podemos assumir que jogam essencialmente num 4*2*3*1. Com um guarda-redes veterano, mas de categoria mundial, Osvaldo Sanchez continua a ser um dos grandes monstros sagrados desta selecção. No centro da defesa temos Osório, jogador do Cruz Azul, o verdadeiro rato de campo, está sempre em cima, não abre espaços e tem um bom posicionamento em campo, ao seu lado pode jogar Francisco Rodriguez ou Andrade. Os laterais gostam de jogar bem aberto, tipicamente latinos, sempre rápidos mas devido á tática apresentada por la Volpe, não têm liberdade para subir. Uma boa vantagem para Portugal será o facto de a linha defensiva do México ser muito baixinha (1,74m/média). No meio campo a grande estrela da equipa, Rafael Marquez (Barcelona). Normalmente assume vários papéis, é um dos primeiros a defender, normalmente como trinco, e muitas vezes transporta o jogo da equipa. Devido a ser um dos jogadores mais altos, aparece muitas vezes bem nos pontapés de canto ou livres de “mangas arregaçadas”. Pavel Pardo seu companheiro de meio campo tem por isso um papel menor apesar de muitas vezes ser uma muleta para o sector defensivo. A tripla que apoia o ponta de lança é composta por Pineda na esquerda, Lozano na direita e Morales como n.º10. Ambos os extremos flectem bastante bem para o centro do terreno, não é de admirar por isso que vejamos “muitos” golos na zona central e poucas lateralizações de jogo, a Morales cabe o papel de servir o “Zorro” – Borgetti. Sagrou-se o melhor marcador em todas as zonas de apuramento com 14 golos, tem experiência europeia e é bom cabeceador (apesar de lhe valer pouco com esta formação).

São os cabeça de série do grupo D, vão ter na nossa selecção o seu maior adversário. Angola e Irão, serão um pouco mais fáceis apesar dos iranianos serem em média bastante mais altos do que os mexicanos. Vamos estar em presença de um grupo bastante curioso, penso que pelo menos haverá uma pequena surpresa!!!

Photobucket - Video and Image HostingPhotobucket - Video and Image HostingPhotobucket - Video and Image Hosting

Dados:
Selecção: México
Fundação: 1927
Títulos mundiais: -
Equipamento: Camisola Verde e calções brancos
Seleccionador: Ricardo la Volpe
Figura dos mundiais: Cláudio Suarez
Estrela: Borgetti

Sem comentários: