quinta-feira, junho 08, 2006

Selecção do Dia: Inglaterra

Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image HostingInglaterra
Grupo B: Paraguai, Suécia e Trinidad & Tobago

A Inglaterra foi campeã do mundo à precisamente 40 anos atrás, a jogar em casa os “bifes” conseguiram a melhor prestação de sempre e nunca mais a repetiram. A pátria do futebol conseguiu o primeiro lugar do seu grupo de apuramento tendo apenas na Polónia o seu principal adversário. Com 25 pontos garantiu a sua presença na Alemanha e apresenta-se como cabeça de série no grupo B.

O grande timoneiro desta selecção é o nosso conhecido, Sven-Goran Eriksson. Como jogador não lhe conhecemos grandes feitos mas como treinador tem um currículo impressionante, passou pela Roma, Fiorentina, Benfica, Lázio conquistando taças, campeonatos nacionais (Português e Italiano) e chegou a uma final da taça dos campeões europeus com o Benfica mas saiu derrotado frente ao todo poderoso A.C. Milão.

Os britânicos apresentam uma formação composta por um 4*4*2 bem definido (tipicamente inglês). Na baliza uma das maiores incógnitas Paul Robinson ou o crónico David James. Felizmente para a Inglaterra, infelizmente para os seus adversários, Eriksson parece ter optado pelo primeiro. A linha é defensiva é comandada pelo patrão e um dos melhores centrais do mundo – John Terry, o menino que lava retretes aos 14 anos em Standford Bridge, agora é um dos expoentes máximos do Chelsea. Ao seu lado está Rio Ferdinand, o experiente central do Manchester Utd, por vezes comete os seus erros em tentativas de antecipação ao adversário mas tem uma estrutura física bastante forte e é muito alto. O lateral esquerdo, Ashley Cole tem o lugar assegurado. Bastante forte defensivamente, mas não sobe tanto no terreno como poderia pois é bastante rápido. No corredor direito existem dois possíveis titulares, Gary Neville (Manchester Utd.) ou Jamie Carragher (Liverpool).

Para muitos críticos o melhor meio campo do mundo encontra-se nesta selecção. Os poderosos Frank Lampard e Steven Gerrard. Estes dois jogadores teriam lugar nos onze de qualquer das 32 equipas que integram esta fase final. Dispensam apresentações, ambos actuam no centro do terreno, são poderosos, têm visão de jogo, marcam bastantes golos, efectuam facilmente passes a mais de 40/50 metros. Excepcionais!!! Como extremos temos o “spice boy”, o “metrosexual”, … o marketing futebolístico no seu esplendor – David Beckham. Não é um fora de série no jogo pelo jogo, mas ainda o considero um dos melhores do mundo nas bolas paradas. Na ala esquerda o “bad boy” Joe Cole, por vezes excessivo nos lances individuais, força muitas vezes o que parece impossível, mas consegue efectuar coisas muito bonitas no relvado.

Na frente de ataque o baixinho Michael Owen, actualmente joga no Newcastle. Tem apenas 26 anos mas já conquistou bastantes títulos, quem não se lembra daquele glorioso ano 2000 em que o Liverpool (ex-clube) conquistou 5 dos 6 títulos oficiais possíveis. Ao seu lado a dúvida?! Será que o “wonderboy” Wayne Rooney consegue recuperar a tempo do primeiro jogo? Ou o gigante Peter Crouch ocupará o seu lugar. São dois jogadores bastante diferentes, se o primeiro é explosivo, tecnicamente bastante evoluído (uma das maiores esperanças britânicas) o outro tem 2 metros de altura e é uma mais valia no jogo aéreo.

O Grupo B, para além da Inglaterra é composto pela poderosa Suécia, Paraguai e Trinidad e Tobago. O primeiro lugar parece que vai ser discutido essencialmente por ingleses e suecos, com os paraguaios a poder causar alguma surpresa.


Dados:
Selecção: Inglaterra
Fundação: 1863
Títulos mundiais: 1
Equipamento: Camisola vermelha e calções brancos
Seleccionador: Sven-Goran Eriksson
Figura dos mundiais: Bobby Charlton
Estrela: Terry / Frank Lampard / Gerrard / Beckham / Rooney

Sem comentários: