segunda-feira, junho 05, 2006

Revista de imprensa: 05/06/2006

L.Vieira

O Blog do Belenenses dispõe de um serviço de clipping dos media portugueses e sempre que for possível irá publicar no próprio dia um resumo das noticias que foram publicadas. Assim, das 19 notícias que hoje saíram na imprensa e que fizeram algum tipo de referência ao Belenenses, 12 foram publicadas na imprensa desportiva e as restantes na imprensa generalista. Vejamos:

I - BELENENSES COMO NOTICIA PRINCIPAL:
“Gaspar e Faísca acertam em breve”, A BOLA

Nesta notícia o jornal refere que estes jogadores devem acordar com a SAD a redução dos ordenados embora com algumas contrapartidas. Também menciona que na quinta-feira o nosso treinador regressa do Brasil e deve trazer algumas novidades sobre reforços. Por fim, Rolando deve conversar hoje com o Presidente.

“Patrocinador é prioridade”, O JOGO
Esta é a notícia principal do dia sobre o Belenenses neste jornal. O contrato com o Montepio terminou e temos que arranjar outro patrocinador. A incerteza relativamente à permanência vai condicionar as negociações. Esperemos que o “caso Mateus” seja decidido muito em breve. O artigo do jornal prossegue com a renegociação dos contratos dos jogadores sendo hoje a vez do Rolando ir falar com os dirigentes. O jornal menciona a incerteza do futuro de Meyong mas não com a de Dady.

“Emprestados são observados na pré-época”, RECORD
Os jogadores Eliseu e Jorge Tavares, que foram emprestados na época passada, vão integrar a pré-época do Belenenses que vai decorrer em Castelo de Vide de 24 a 29 de Julho. Carlos Alves e Mano – juniores com contrato de formação - também integram o estágio, segundo o jornal. Mas e o Alfredo Ribeiro e o Fábio Marques, outros jogadores com contrato de formação?
O jornal refere que é previsível que a comitiva integre cerca de 28 jogadores e que 18 atletas vêm do ano anterior (este numero inclui os jogadores mencionados no paragrafo anterior) mais 5/6 reforços. Bem, 18+6+1*=25!! (* Costinha)


“Para lavar e durar”, RECORD
Extenso artigo sobre o “Caso Mateus” que prevê a decisão da Comissão Disciplinar para amanhã. Independentemente da decisão este assunto promete ainda durar já que ambos os clubes já falam em recurso. O artigo faz ainda um pequeno resumo cronológico do “Caso Mateus”.

“Página do leitor - Respeitem o Belenenses!”, JORNAL DE NOTICIAS
Email de um leitor belenense que se queixa sobre o “caso Mateus”. Bom destaque ao clube a ocupar metade de uma página (impar) deste jornal. Só um pormenor, o símbolo apresentado do Belenenses é o do inicio dos anos 90…



II - REFERÊNCIAS AO BELENENSES:
FUTEBOL:
“40 anos de vida à mesa”, A BOLA

Esta notícia é sobre o 40º aniversário do U. Leiria, e com as polémicas com a Leirisport, e a única relação com o Belenenses tem a ver com o jogo de apresentação dos leirienses ser contra a nossa equipa, sendo que o jogo está marcado para o dia 12 de Agosto em… Fátima!

CONTINUA...TRIATLO:
“Vanessa Fernandes imparável”, A BOLA

Apesar do titulo nada ter a ver com o nosso clube, o artigo faz referência ao 4º lugar conquistado pelo atleta azul Bruno Pais na ultima prova – em Madrid – e à liderança no ranking da Taça do Mundo da modalidade. Curiosidade para o facto de Bruno Pais garantir que vai preferir descansar (face ao estágio longo) do que ver os jogos de Portugal no Mundial. Esta deve ter sido uma daquelas perguntas que os jornalistas têm que perguntar a toda a gente já com a esperança da resposta politicamente correcta. Desta vez foram surpreendidos. Boa Bruno!
Uma última nota para a triatleta belenenses Anais Moniz que alcançou a 28ª posição.


“Vanessa faz quatro em quatro e lidera corrida a Pequim”, O JOGO
Artigo nos mesmos moldes do que foi publicado na Bola. Anais Moniz em 28º lugar a 5,33 minutos do primeiro lugar na competição feminina e 4º lugar de Bruno Pais a 13 segundos do primeiro.

“Supermulher à escala mundial”, RECORD
“V.F. amplia recorde na Taça do Mundo”, DIÁRIO DE NOTICIAS
“V.F. continua a somar títulos”, JORNAL DE NOTÍCIAS
“V.F. colecciona triunfos no triatlo”, PÚBLICO
“V.F. imparável”, PRIMEIRO DE JANEIRO

A mesma noticia com referência a Bruno Pais e a Anais Moniz. Nada de novo.

POLO AQUÁTICO:
“CDUP, Salgueiros, Amadora e Lousada nos quartos da Taça”, PRIMEIRO DE JANEIRO

Estes quatro clubes juntam-se a Belenenses, Portinado, CNAc e Paredes para os quartos-de-final da Taça de Portugal de Pólo Aquático.

ATLESTIMO:
“Recorde mundial para Meseret Defar”, PÚBLICO

Destaque para o Belenenses se sagrar campeão nacional da II Divisão em Leiria.

“Papão Sporting”, O JOGO
Este título dá logo vontade de mudar de página, mas graça ás novas tecnologias podemos filtrar o que nos interessa. Assim, as referências ao Belenenses são:
- 2º lugar em Vara para Jaime Areias;
- 5º lugar para o Belenenses (Masculinos), com 89 pontos na II Divisão.
- 8º lugar para o Belenenses (Femininos), com 33 pontos na II Divisão.


Qualquer coisa não bate certo… 5º lugar ou campeão? E sim, ambas as notícias são relativas aos Campeonatos Nacionais de Atletismo disputados no Estádio Magalhães Pessoa em Leiria.



III - PEQUENAS REFERÊNCIAS:
"Se calhar até compliquei as contas ao seleccionador – entrevista a Petit”, O JOGO
Esta notícia não só dá vontade de mudar de página, mas também de queimar o jornal! Relação com o Belenenses? Foi feita uma referência ao guarda-redes Ádamo que já foi atleta no Restelo.

“Sérgio Marquês por duas épocas”, O JOGO
“Médio Sérgio Marquês é hoje apresentado”, RECORD
A única referência ao Belenenses aparece no quadro de contratações em que dois dos jogadores do Estrela actuaram vestidos de azul na época passada: Paulo Sérgio e Pedro Alves.

Como sempre, algumas das noticias principais já foram publicadas na integra no blog irmão do Luis Lacerda.

Sem comentários: