domingo, abril 17, 2005

Um fim de semana diferente

Muitos de vós, ao ler este artigo, não perceberão em que contexto ele surge aqui no Blog. Nem eu. Mas senti que devia descrever o que vi ontem e hoje, em duas tardes passadas nas instalações da União Zoófila, no Bairro das Furnas, entre Benfica e Sete Rios.

A visita na tarde de ontem surgiu por mero acaso e foi uma agradável surpresa. Após ter tomado conhecimento pela Comunicação Social das enormes dificuldades por que esta associação passa, esperava encontrar umas centenas de cães pouco tratados, doentes, encostados num "canto escuro" da cidade à espera que a sua hora chegasse, ou que um qualquer amigo dos animais se decidisse a salvar mais um. Não foi nada disso que encontrei.

Devo deixar bem claro que não me considero, de todo, um "amigo dos animais". Acho piada a brincar com cães, ver peixinhos em aquários ou observar pássaros durante uns minutos. Mas se adoptar um cão era algo em que até poderia pensar, apesar de não ser uma prioridade na minha vida, a minha relação com os animais fica por aí. Mas, realço, sou um defensor dos direitos dos animais e repugna-me ver a forma como muitas pessoas os tratam. Mas pronto, não me perguntem porquê, não sinto grande empatia com animais.

Voltando à minha visita, só posso dizer que fiquei realmente satisfeito com o que tive oportunidade de ver: animais bem tratados, sem aspecto doente e bem alimentados e muitíssimos voluntários que prescindem dos seus tempos livres para ajudar no que for preciso. 800 cães e 200 gatos vivem dignamente nas instalações da União Zoófila.

Tornei-me então padrinho de um cão, um "rafeirote" engraçado que foi encontrado trancado numa cave juntamente com mais alguns cães. Hoje, em conversa com uma amiga, decidimos voltar lá, e essa minha amiga é também já madrinha de um cocker lindíssimo, o Lucas.

Convido pois todos os bloguistas a visitarem o site da União Zoófila e informarem-se como poderão ajudar. Apadrinhar um das centenas de animais custa 13 €uros por mês e permite ao padrinho passear com o cão, tratar dele e vê-lo socializar, talvez aquilo que a UZ maior dificuldade tem em fazer (convenhamos, não é fácil levar a passear 800 cães). Saíram notícias na imprensa que mostram as enormes dificuldades económicas pelas quais a UZ está a passar, tendo prescindido da cozinheira (que cozinhava para os animais) nos últimos dias pois não tinha verba para suportar o seu custo. Em termos financeiros a situação está complicada para a União Zoófila.

Mas mais do que dinheiro, a UZ pede a todos que tenham possibilidade que lhes enviem comida, material de limpeza, material médico e tudo o que possa ter alguma utilidade para o bem-estar dos animais. Admito que antes de ter visitado a UZ era muito céptico quanto ao seu real valor. Pois bem, depois de duas tardes passadas entre cães que pedem muito carinho, aqui está o meu testemunho na esperança que alguém lhes faça uma visita no próximo fim de semana e, quem sabe, adopte ou apadrinhe um dos animais.

Sem comentários: