quarta-feira, abril 13, 2005

Guerreiros: O regresso de Luis Costa!

É certo que Reggie Moore marcou 38 (sim, trinta e oito!) pontos esta noite. É certo que Mário Jorge voltou a brilhar, com os seus 12 pontos, 7 ressaltos e 12 assistência. É também verdade que João Monteiro entrou para dar maior consistência à defesa, o que resultou na perfeição... Mas o que mais me agradou esta noite foi voltar a ver Luís Costa jogar e fazer jogar, sorrir durante o jogo, numa demonstração de confiança e de alegria que muito jeito nos vai fazer nestes últimos dois jogos e, claro está, na Final 8 e Play-off's!

Mas vamos por partes:

O Belenenses venceu esta noite a modesta formação do Santarém Basket por 96-70, resultado folgado que foi construído numa segunda parte espectacular e guerreira da nossa equipa. O despertador tocou e... a velocidade ditou o vencedor.

A nossa equipa já não contou com o contributo de Keith Vassel que, depois de alguns jogos à experiência, não demonstrou constituir a mais valia que se desejava nesta fase da temporada.

Entrou bem o Santarém que jogando certinho na defesa e pelo seguro no ataque foi dominando o 1º período, para surpresa de todos os presentes. O 5 inicial do Belenenses, do qual voltou a fazer parte Luis Costa (e que foi composto ainda por Anderson, Reggie, Mário Jorge e Nuno Perdigão) demorava a acertar nas marcações na defesa e a adaptar-se à defesa zona da formação de Santarém.

Foi aliás o melhor período dos visitantes que, por intermédio de jogadas "fáceis" debaixo do cesto e da inspiração do base Miguel Salvador no jogo exterior, chegou à diferença de cinco pontos a meio do 1º período, 10-15. O Belenenses ainda reagiria, mas no final dos 10 minutos iniciais quem vencia era a equipa de Santarém, por 20-25.

José Couto iria fazer entrar Paulo Simão que em pouco tempo iria repôr a igualdade a 27 pontos, marcando um triplo espectacular que renovou a confiança dos adeptos presentes. A falta de acerto da equipa todavia iria persistir ao ao final da 1ª parte. Assim, e apesar da vitória no parcial (13-12), o Belenenses continuava atrás no marcador: 33-37.

O que ouviram no balneário ninguém sabe... Mas deve ter sido o "despertador"!

A segunda parte iniciou num ritmo diabólico, com Luis Costa a assumir "as despesas da casa", apoiado por um gigantesco Reggie Moore. Completavam os 5 de azul Miguel Minhava (cada vez mais confiante), Mário Jorge e João Monteiro.

Roubos de bola, maior capacidade de luta nas tabelas, concentração defensiva à Belenenses e alegria no jogo. O pavilhão voltava a encher-se de orgulho nos nossos Guerreiros e quando os presentes olharam de novo para o marcador electrónico, o Belém já vencia por 63-58, com um parcial de 30-21 a nosso favor!

Os últimos 10 minutos foram demolidores, com o Belenenses a mostrar o porquê de se encontrar entre os melhores da modalidade. 33-12 foi o resultado de um período em que os homens do Restelo "não bricaram em serviço", apesar de terem dado espectáculo através de contra-ataques rápidos e a acabar em afundaços, cestos impossíveis (como o de Luis Costa, apenas com uma mão e em desiquílibrio...), recuperações sucessivas da bola e... Reggie Moore! Muito Reggie Moore. Reggie foi aliás o protagonista de um afundanço memorável, após o qual se agarrou à camisola, gritando consigo, com os colegas ou com todos nós...

João Monteiro também deu espectáculo oferecendo a Mário Jorge um cesto fácil com a assistência da noite!

No final 96-70, resultado absolutamente normal face à diferença de estatuto das duas formações.



Situação na Liga

Com esta vitória o Belenenses passa a somar 18 vitórias, tantas como a Oliveirense que esta noite derrotou o FC Porto por 95-74 (!).

Assim, a classificação é a seguinte:

(...)
3. Benfica - 20v / 10d
4. FC Porto - 19v / 11 d
5. Oliveirense - 18v / 12 d
6. Belenenses - 18v / 12 d

Assim, é ainda possível chegar ao 4º ou 5º lugar, sendo para isso necessário vencer Barreirense e FC Porto (último jogo da Liga, em casa, e contra um adversário directo) e esperar derrotas dos nossos concorrentes.

FC Porto
- Aveiro Basket (casa)
- Belenenses (fora)

Oliveirense
- Lusitância (casa)
- Benfica (casa)

Sem comentários: