terça-feira, abril 05, 2005

Debate eleitoral na SportTv

Esta noite foi reservado ao período eleitoral do Belenenses um espaço interessante na SporTv, onde os candidatos das duas listas se degladiaram num frente a frente interessante, mas que pouco acrescentou a quem já conhecia ambas as listas. No entanto, ressalve-se que foi importante para alertar e esclarecer os sócios menos atentos ao dia-a-dia do clube. Este debate nada trouxe de novo, antes veio vincar os aspectos mais marcantes de ambas as listas. Se a Lista A se caracteriza pelo constante "o que hoje é verdade, amanhã é mentira", a Lista B continua a pecar por não "cortar pela raíz" as contradições da Lista A, apesar de hoje Cabral Ferreira ter estado bastante mais agressivo que na TSF, deixando a descoberto as contradições de Mendes Palitos em meia-dúzia de ocasiões.

O debate iniciou-se pela análise das reais possibilidades do futebol do Belenenses com o actual orçamento. Enquanto Cabral Ferreira destacava o trabalho de base que está a ser construído esta época, e que começa a dar os seus frutos, demonstrando que orçamentos não são tudo, Mendes Palitos afirmou que não quer entrar em loucuras, mas que admite aumentar o orçamento (faltou explicar à custa do quê...) e, pasme-se, que mesmo com os actuais orçamentos já o Belenenses conseguiu bons resultados, quando ele se encontrava na liderança da SAD. Esqueçe-se que nessa altura tinha à frente do futebol um gigante chamado Marinho Peres. Esqueçe-se que nessa altura, as épocas começaram sempre mal e era Marinho Peres quem na última semana de Julho/primeiras de Agosto utilizava os seus contactos no Brasil para "desencantar" jogadores de bom nível a preços acessíveis, colocando a administração da SAD entre a espada e a parede. Quem não se lembra de Eliel, Eduardo Marques, Orestes, Cléber ou José Afonso? Quem os foi buscar? Mendes Palitos? Ou Marinho Peres, que é especialista em "sacar" brasileiros com valor desvalorizados após lesões prolongadas?

Quanto aos objectivos, pareceu-me genial a tirada de Mendes Palitos de que foi a atitude vergonhosa que teve na manhã seguinte ao jogo com o Estrela da Amadora que despoletou estes bons resultados! Quando é público o quanto a verdadeira conferência de imprensa proferida à porta dos balneários, em que afirmou que aqueles jogadores não prestavam, deixou profundamente magoados quer jogadores, quer equipa técnica? Afinal, ele que anunciou que tinha 5 reforços agora já acha o plantel 5 estrelas??? Na TSF afirmou que queria ganhar o campeonato. Hoje retrocedeu e passou a querer ir à Europa, mas no final já voltou a querer ser campeão. Aliás, nesse aspecto Cabral Ferreira, que sempre tem definido que quer ir à Europa todos os anos, acabou por no final confidenciar que quer dar um presente especial a um sócio que ainda sonha ser campeão... Mas um momento interessante foi quando Cabral Ferreira relembrou que há um mês atrás Mendes Palitos afirmava aos 4 ventos que estávamos em perigo de descer e, afinal, ele que sempre olhou para cima e não para baixo é que parece estar a ter razão.

Veio então aquele que foi, talvez, o melhor momento do debate, pelo menos o mais hilariante: a discussão do projecto imobiliário. Se Cabral Ferreira é um claro defensor do projecto, nestes ou noutros moldes ligeiramente diferentes, Mendes Palitos tenta denegrir o projecto para "ser do contra". Achar que um rendimento esperado de 1,5 milhões de euros/ano é mau... Passou depois a afirmar, num momento que soltou várias gargalhadas pelos lares deste país, que não concordava com a construção do projecto imobiliário no topo norte porque está lá uma lixeira... importa-se de explicar??? Pronto, lá teve de levar com as ausências da maioria das AGs, com o facto de não ler o Jornal do Belenenses, entre outras farpas muito bem colocadas por Cabral Ferreira.

De resto, até final, o debate continuou muito "mastigado", com uma rebobinar de ideias já conhecidas e reafirmar de propostas, tendo como novo momento de "tensão" apenas o momento em que Cabral Ferreira voltou a afirmar que Mendes Palitos convidou 5 vice-presidentes da actual Direcção para a sua Lista, tendo estes rejeitado. Desta vez Mendes Palitos já não desmentiu dizendo que foram só 3, antes inflectiu o discurso e disse que não os convidou, somente os sondou e acabou por escolher os melhores... enfim.

Destaque ainda para uma clara oportunidade perdida por Mendes Palitos para angariar alguns votos quando foi lançado sobre a mesa a recente aliança com o Benfica e Sporting. Cabral Ferreira respondeu primeiro, e bem, sendo evasivo e afirmando que quer boas relações com todos os clubes com os quais não estamos de relações cortadas (com o Boavista, depois da degradante cena da camisola incendiada, nunca mais os deveríamos sequer receber no nosso estádio). Mendes Palitos, ao contrário do esperado, não afirmou o que grande parte do eleitorado queria ouvir: que não queria alianças com "inimigos", e portanto era terminantemente contra. Oportunidade perdida.

Resumindo, esta noite Cabral Ferreira saíu claramente vencedor, mostrando um conhecimento muito mais aprofundado dos diversos dossiers, não tendo cometido gaffes (espectacularmente triste o momento em que Mendes Palitos se referiu a "há clubes maiores que o Belenenses que fazem...") e tendo finalmente atacado o opositor, apesar de ainda ter muita margem de manobra para continuar a jogar ao ataque, mantendo a educação. Mas um debate é feito da discussão de pessoas com ideias, mais ou menos parecidas. E o que temos tido é uma pessoa com ideias e outra cujas ideias são adulteradas de dia para dia. Portanto, o melhor que se extraíu deste debate, na minha opinião, foi o destaque que foi dado ao clube. Valha-nos isso.

Sem comentários: