Esta noite foi reservado ao período eleitoral do Belenenses um espaço interessante na SporTv, onde os candidatos das duas listas se degladiaram num frente a frente interessante, mas que pouco acrescentou a quem já conhecia ambas as listas. No entanto, ressalve-se que foi importante para alertar e esclarecer os sócios menos atentos ao dia-a-dia do clube. Este debate nada trouxe de novo, antes veio vincar os aspectos mais marcantes de ambas as listas. Se a Lista A se caracteriza pelo constante "o que hoje é verdade, amanhã é mentira", a Lista B continua a pecar por não "cortar pela raíz" as contradições da Lista A, apesar de hoje Cabral Ferreira ter estado bastante mais agressivo que na TSF, deixando a descoberto as contradições de Mendes Palitos em meia-dúzia de ocasiões.
O debate iniciou-se pela análise das reais possibilidades do futebol do Belenenses com o actual orçamento. Enquanto Cabral Ferreira destacava o trabalho de base que está a ser construído esta época, e que começa a dar os seus frutos, demonstrando que orçamentos não são tudo, Mendes Palitos afirmou que não quer entrar em loucuras, mas que admite aumentar o orçamento (faltou explicar à custa do quê...) e, pasme-se, que mesmo com os actuais orçamentos já o Belenenses conseguiu bons resultados, quando ele se encontrava na liderança da SAD. Esqueçe-se que nessa altura tinha à frente do futebol um gigante chamado Marinho Peres. Esqueçe-se que nessa altura, as épocas começaram sempre mal e era Marinho Peres quem na última semana de Julho/primeiras de Agosto utilizava os seus contactos no Brasil para "desencantar" jogadores de bom nível a preços acessíveis, colocando a administração da SAD entre a espada e a parede. Quem não se lembra de Eliel, Eduardo Marques, Orestes, Cléber ou José Afonso? Quem os foi buscar? Mendes Palitos? Ou Marinho Peres, que é especialista em "sacar" brasileiros com valor desvalorizados após lesões prolongadas?
Quanto aos objectivos, pareceu-me genial a tirada de Mendes Palitos de que foi a atitude vergonhosa que teve na manhã seguinte ao jogo com o Estrela da Amadora que despoletou estes bons resultados! Quando é público o quanto a verdadeira conferência de imprensa proferida à porta dos balneários, em que afirmou que aqueles jogadores não prestavam, deixou profundamente magoados quer jogadores, quer equipa técnica? Afinal, ele que anunciou que tinha 5 reforços agora já acha o plantel 5 estrelas??? Na TSF afirmou que queria ganhar o campeonato. Hoje retrocedeu e passou a querer ir à Europa, mas no final já voltou a querer ser campeão. Aliás, nesse aspecto Cabral Ferreira, que sempre tem definido que quer ir à Europa todos os anos, acabou por no final confidenciar que quer dar um presente especial a um sócio que ainda sonha ser campeão... Mas um momento interessante foi quando Cabral Ferreira relembrou que há um mês atrás Mendes Palitos afirmava aos 4 ventos que estávamos em perigo de descer e, afinal, ele que sempre olhou para cima e não para baixo é que parece estar a ter razão.
Veio então aquele que foi, talvez, o melhor momento do debate, pelo menos o mais hilariante: a discussão do projecto imobiliário. Se Cabral Ferreira é um claro defensor do projecto, nestes ou noutros moldes ligeiramente diferentes, Mendes Palitos tenta denegrir o projecto para "ser do contra". Achar que um rendimento esperado de 1,5 milhões de euros/ano é mau... Passou depois a afirmar, num momento que soltou várias gargalhadas pelos lares deste país, que não concordava com a construção do projecto imobiliário no topo norte porque está lá uma lixeira... importa-se de explicar??? Pronto, lá teve de levar com as ausências da maioria das AGs, com o facto de não ler o Jornal do Belenenses, entre outras farpas muito bem colocadas por Cabral Ferreira.
De resto, até final, o debate continuou muito "mastigado", com uma rebobinar de ideias já conhecidas e reafirmar de propostas, tendo como novo momento de "tensão" apenas o momento em que Cabral Ferreira voltou a afirmar que Mendes Palitos convidou 5 vice-presidentes da actual Direcção para a sua Lista, tendo estes rejeitado. Desta vez Mendes Palitos já não desmentiu dizendo que foram só 3, antes inflectiu o discurso e disse que não os convidou, somente os sondou e acabou por escolher os melhores... enfim.
Destaque ainda para uma clara oportunidade perdida por Mendes Palitos para angariar alguns votos quando foi lançado sobre a mesa a recente aliança com o Benfica e Sporting. Cabral Ferreira respondeu primeiro, e bem, sendo evasivo e afirmando que quer boas relações com todos os clubes com os quais não estamos de relações cortadas (com o Boavista, depois da degradante cena da camisola incendiada, nunca mais os deveríamos sequer receber no nosso estádio). Mendes Palitos, ao contrário do esperado, não afirmou o que grande parte do eleitorado queria ouvir: que não queria alianças com "inimigos", e portanto era terminantemente contra. Oportunidade perdida.
Resumindo, esta noite Cabral Ferreira saíu claramente vencedor, mostrando um conhecimento muito mais aprofundado dos diversos dossiers, não tendo cometido gaffes (espectacularmente triste o momento em que Mendes Palitos se referiu a "há clubes maiores que o Belenenses que fazem...") e tendo finalmente atacado o opositor, apesar de ainda ter muita margem de manobra para continuar a jogar ao ataque, mantendo a educação. Mas um debate é feito da discussão de pessoas com ideias, mais ou menos parecidas. E o que temos tido é uma pessoa com ideias e outra cujas ideias são adulteradas de dia para dia. Portanto, o melhor que se extraíu deste debate, na minha opinião, foi o destaque que foi dado ao clube. Valha-nos isso.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário