Para todos os que gostam de jogar futebol no computador ou consolas vou fazer um pequeno review sobre um dos jogos do momento (o outro será o PES4) mas na óptica que nos interessa: o Belenenses.
Eu sou um fã desta série já desde o tempo da Mega Drive, em que adquiri as versões 95 e 96 e depois continuei a jogar no PC tendo adquirido ou pelo menos jogado, quase todas as versões do jogo. Um dos problemas dos primeiros “episódios” da série era o facto de não podermos jogar com equipas portuguesas e para contornar este problema tínhamos que fazer downloads de mods ou patches para alterar o jogo.
Neste aspecto o FIFA já marca pontos sobre o seu rival (PES4). É que a versão 2005 do jogo conta mais uma vez com a presença da Superliga, sendo que já é a terceira vez que a Liga Portuguesa aparece na série. No entanto, é apenas a segunda vez em que podemos jogar com o Belenenses uma vez que na versão 99 infelizmente estávamos na segunda divisão. Nesta altura para poder jogar com o Belém eu criei um pequeno patch, em que substituía uma das equipas pelo Belenenses. Até criei 3 equipamentos na altura para poder jogar. Além dos dois equipamentos tradicionais com que o Belém habitualmente joga também criei uma réplica do nosso equipamento original, ou seja, camisola azul com uma risca branca ao meio e calções pretos. Estes equipamentos ainda estão online na minha velhinha página pessoal em http://luis.iwarp.com/belem/fifa.htm
A equipa do Belenenses está classificada com 2 estrelas sendo assim uma das melhores equipas da Superliga. O campeão europeu tem 4 estrelas, enquanto que o Benfica tem 3,5 (AHAHAH) e o Sporting tem 2,5. Existem mais 5 equipas com 2 estrelas, 7 com 1 ou 1,5 estrelas e as piores equipas são o Moreirense e o Beira-Mar com apenas meia estrela.
Não existe nenhum estádio português no jogo, mas estão presentes os estádios mais famosos dos outros países europeus.
O plantel do Belenenses é constituído por 25 jogadores e comparando com o inicio da época faltam apenas os juniores Jorge Tavares (nº15) e Rafael (nº 25).
Os melhores jogadores do plantel do Belenenses são o nosso imperador Marco Aurélio, Sandro (ambos com 3 estrelas), Antchouet, Neca e Juninho Petrolina.
Também é curioso ver as tácticas e a equipa titular que a equipa da Electronic Arts decidiu adoptar. O sistema utilizado é um 4x4x2 losango e temos na baliza Marco Aurélio, como não podia deixar de ser, mas a defesa é composta pelos centrais Sandro e Wilson e por Cabral e Cristiano. No meio campo estão Tuck, Juninho, José Pedro e Neca e no ataque temos a dupla Rodolfo Lima e Antchouet.
Alem de uma espécie de mercado de transferências também está incluído no jogo uma opção em que torna possível a criação de jogadores. Assim, é possível manter o jogo actualizado com os reforços de Inverno!!
Mas o jogo também contem algumas “mordidelas”. O símbolo do clube não é o que é apresentado e o equipamento principal tem calções azuis. Como curiosidade, o jogo considera que o rival do Belenenses é o Boavista!
Em relação ao jogo propriamente dito, é um dos melhores simuladores de futebol para PC, mas contem alguns problemas de jogabilidade, nomeadamente ao nivel dos passes. Os comentários são em português (Jorge Perestrelo e Helder Conduto) mas têm enormes gaffes. Por vezes, inventam penalties, dizem que estamos a jogar com selecções quando não estamos e por vezes dizem autogolo quando se marca um golo normalmente.
Sem comentários:
Enviar um comentário