segunda-feira, abril 25, 2005

FIFA 2005


Para todos os que gostam de jogar futebol no computador ou consolas vou fazer um pequeno review sobre um dos jogos do momento (o outro será o PES4) mas na óptica que nos interessa: o Belenenses.


Eu sou um fã desta série já desde o tempo da Mega Drive, em que adquiri as versões 95 e 96 e depois continuei a jogar no PC tendo adquirido ou pelo menos jogado, quase todas as versões do jogo. Um dos problemas dos primeiros “episódios” da série era o facto de não podermos jogar com equipas portuguesas e para contornar este problema tínhamos que fazer downloads de mods ou patches para alterar o jogo.

Neste aspecto o FIFA já marca pontos sobre o seu rival (PES4). É que a versão 2005 do jogo conta mais uma vez com a presença da Superliga, sendo que já é a terceira vez que a Liga Portuguesa aparece na série. No entanto, é apenas a segunda vez em que podemos jogar com o Belenenses uma vez que na versão 99 infelizmente estávamos na segunda divisão. Nesta altura para poder jogar com o Belém eu criei um pequeno patch, em que substituía uma das equipas pelo Belenenses. Até criei 3 equipamentos na altura para poder jogar. Além dos dois equipamentos tradicionais com que o Belém habitualmente joga também criei uma réplica do nosso equipamento original, ou seja, camisola azul com uma risca branca ao meio e calções pretos. Estes equipamentos ainda estão online na minha velhinha página pessoal em http://luis.iwarp.com/belem/fifa.htm


A equipa do Belenenses está classificada com 2 estrelas sendo assim uma das melhores equipas da Superliga. O campeão europeu tem 4 estrelas, enquanto que o Benfica tem 3,5 (AHAHAH) e o Sporting tem 2,5. Existem mais 5 equipas com 2 estrelas, 7 com 1 ou 1,5 estrelas e as piores equipas são o Moreirense e o Beira-Mar com apenas meia estrela.

Não existe nenhum estádio português no jogo, mas estão presentes os estádios mais famosos dos outros países europeus.

O plantel do Belenenses é constituído por 25 jogadores e comparando com o inicio da época faltam apenas os juniores Jorge Tavares (nº15) e Rafael (nº 25).


Os melhores jogadores do plantel do Belenenses são o nosso imperador Marco Aurélio, Sandro (ambos com 3 estrelas), Antchouet, Neca e Juninho Petrolina.



Também é curioso ver as tácticas e a equipa titular que a equipa da Electronic Arts decidiu adoptar. O sistema utilizado é um 4x4x2 losango e temos na baliza Marco Aurélio, como não podia deixar de ser, mas a defesa é composta pelos centrais Sandro e Wilson e por Cabral e Cristiano. No meio campo estão Tuck, Juninho, José Pedro e Neca e no ataque temos a dupla Rodolfo Lima e Antchouet.



Alem de uma espécie de mercado de transferências também está incluído no jogo uma opção em que torna possível a criação de jogadores. Assim, é possível manter o jogo actualizado com os reforços de Inverno!!


Mas o jogo também contem algumas “mordidelas”. O símbolo do clube não é o que é apresentado e o equipamento principal tem calções azuis. Como curiosidade, o jogo considera que o rival do Belenenses é o Boavista!

Em relação ao jogo propriamente dito, é um dos melhores simuladores de futebol para PC, mas contem alguns problemas de jogabilidade, nomeadamente ao nivel dos passes. Os comentários são em português (Jorge Perestrelo e Helder Conduto) mas têm enormes gaffes. Por vezes, inventam penalties, dizem que estamos a jogar com selecções quando não estamos e por vezes dizem autogolo quando se marca um golo normalmente.

Sem comentários: