sábado, abril 02, 2005

Juniores: empate e... Filgueira!

O Complexo Desportivo do Restelo recebeu, na tarde chuvosa deste sábado, dois importantes jogos de equipas que representando o nosso emblema competem em iportantes provas dos calendários das respectivas modalidades.

Futebol - Nacional de Juniores A - Zona Sul

No relvado principal do Restelo disputou-se a partida entre os juniores A do Belenenses e da Casa Pia. Estiveram presentes cerca de 100 pessoas a assistir ao jogo nas bancadas, panorama desolador para os jovens jogadores que, em alguns casos, terão alinhado num Estádio tão imponente pela primeira vez...

O Belenenses dominou toda a partida, mas nem sempre foi uma equipa esclarecida. O Casa Pia foi ao Restelo apostado em conseguir um pontinho, tentando sempre que possível surpreender a nossa equipa. E assim foi: o Belenenses a atacar (sem sempre bem) e o Casa Pia a espreitar no contra-ataque o golo.

Foram aliás os casapianos quem se adiantou no marcador, em jogada a que não assistimos. O que é certo é que o golo premiava a eficácia dos visitantes, mas vinha contra a corrente do jogo.

O Belenenses teve, a partir desse momento, de arregaçar as mangas no sentido de dar a volta ao resultado. A nossa equipa, puxada para a frente pelo capitão Jorge Tavares, tinha nesta fase da 1ª parte grandes dificuldades em penetrar no último terço defensivo do Casa Pia, a alinhar com um batalhão de jogadores atrás da linha da bola...

O intervalo chegava e o resultado era o que menos interessava ao Belém: 0-1.

A segunda parte trouxe um Belenenses mais esclarecido e pressionante. As oportunidades de golo foram-se sucedendo e, por mais de uma vez, defesas adversários "safaram" bolas em cima da linha de golo (primeiro por Jorge Tavares e depois por Rafael). Foi aliás nesta fase que o n.º7 da equipa belenense (o atacante Rafael) marcou após jogada de Jorge Tavares. Estava feita um pouco de justiça no marcador.

Depois do golo a equipa adormeceu um pouco e foi a vez de Fábio bilhar na nossa baliza. O Casa Pia continuava a tentar contra-atacar e em duas ocasiões poderia mesmo ter marcado, não fosse a atenção do guardião azul.

O jogo acabou empatado 1-1, resultado que penaliza muito mais a equipa do Belenenses, que tudo fez (em particular no segundo tempo) para vencer. O Casa Pia conquista um ponto precioso no terreno do 3º classificado da sua série e continua na luta pela fuga aos lugares do fim da tabela. Resta apenas acrescentar que na nossa equipa se destacar, pela atitude e talento, os avançados Jorge Tavares, Rafael e Sandro Lopes, bem como o n.º11 (cujo nome sinceramente não sei).

Ainda no que diz respeito aos juniores importa dar o devido destaque à notícia da contratação do ex-defesa central do clube Filgueira para a função de treinador, na próxima temporada. Filgueira foi, como todos sabem, um dos símbolos do Belém e do campeonato nacional no fim dos anos 90 e princípio da presente década, tendo aliás completado quando se encontrava ao serviço do Belenenses 400 jogos no escalão superior do nosso futebol.

Trata-se de uma "aquisição" importante e que saudamos. Que as glórias do Belenenses sejam integradas, sempre que possível e desejável, na estrutura de apoio ao nosso futebol é uma das condições para que a mística e a experiência ganha ao serviço da camisola azul sobreviva e se transmita de geração em geração!

Rugby: Belenenses, 0 - Direito, 17

No primeiro jogo da fase final do nacional de rugby, a equipa do Belenenses foi derrotada no Restelo por 0-17, frente àquela que foi a equipa 1ª classificada na fase regular, a formação do GD Direito. Foi um jogo difícil, durante o qual o Belenenses atacou sempre mais, mas em que os jogadores do Direito revelaram maior efícácia defensiva e ofensiva...

Sem comentários: