sábado, abril 23, 2005

Podiam ter sido 3 ou 4...

Image Hosted by ImageShack.us

O Belenenses realizou ontem no Estádio do Restelo uma das melhores exibições da temporada, tendo batido o Vitória de Guimarães por 1-0. Foi de facto um jogo agradável, e em alguns momentos muitíssimo bem jogado pela nossa equipa, que se preocupou em dignificar o espectáculo e em agarrar com as duas mãos uma vitória importantíssima (um género de pedido de desculpas à massa associativa pela forma como se apresentaram na segunda parte, no municipal de Braga...).

Os sócios e adeptos... esses ficaram em casa e ontem terá sido, contrariamente à exibição, uma das piores (se não a pior) casas da temporada. De facto, e por muito que nos concentremos nas horas e dias em que acontecem as partidas, no facto de serem ou não transmitidas pela televisão, são os resultados que determinam uma maior ou menos assistência nos estádios do futebol. No Restelo e nos outros.

Relativamente ao jogo jogado, sou da opinião que ontem entrámos com uma equipa muito equilibrada, ofensiva q.b. mas com solidez defensiva. Anderson e Rui Ferreira fazem uma excelente dupla no centro de terreno, recuperando bolas atrás de bolas. Zé Pedro e Neca muito certinhos na ajuda à defesa (Zé Pedro recuou algumas vezes - quando o Guimarães atacava de forma organizada - para a posição de 3º central). Os dois laterais a realizar uma bela partida, com destaque para um super-Sousa, e os centrais verdadeiramente imperiais. Na frente dois homens muito mexidos e rápidos, sempre prontos a receber a bola e com ganas de marcar. Apenas relativamente a Marco Aurélio, o nosso Imperador, pouco há a dizer... teve uma noite calmíssima, com duas ou três intervenções pouco complicadas.

O Belém entrou muitíssimo bem e fez 25 minutos de encher o olho. Remates de fora da área (Rui Ferreira poderia ter aberto o activo bem cedo...), combinações nos cantos a não resultar por manifesta infelicidade (bom "trabalho de casa") e muita pressão sobre o adversário. O Guimarães parecia uma equipa surpreendida e apenas por intermédio do muito assobiado César Peixoto fez, durante a fase inicial do jogo, algumas incursões pelo lado esquerdo do seu ataque.

O Belém atacava sem marcar e alguns já diziam "hoje a bola não entra...".

Na segunda parte entrámos, creio eu, menos esclarecidos e demorámos alguns minutos a acertar novamente nos passes. Todavia nem nesse período (e à excepção de um cabeçeamento à boca da baliza, o único lance perigoso do Guimarães em toda a partida) o Vitória ameaçou verdadeiramente as redes azuís.

Com invulgar paciência, os azuís do Restelo continuavam a atacar, e foi na sequência de uma tentativa de remate da meia-distância de Amaral que Paulo Sérgio, interceptando a bola, rodopiou sobre o central vimaranense e rematou para as malhas da baliza de Palatsi... Explosão de alegria entre os presentes.

Até ao final poderiam ter entrado mas 2 ou 3 golos... O Guimarães poderia ter-se visto reduzido a 10 ou mesmo a 9 unidades (Paulo Turra e Cléber não mereciam ter chegado ao fim)... e o sr.Bruno Paixão inclinou o campo. Enfim, obstáculos que a nossa equipa ultrapassou de forma serena e justíssima.

No fim a bancada poente dos sócios aplaudiu de pé os 11 homens que tanto lutaram pela vitória. Foi como que uma reconciliação, que soube bem a todos! Agora, rapazes, queremos os 12 pontos que se seguem. E não se esqueçam que as continhas se fazem no fim.

Sem comentários: