domingo, abril 03, 2005

Liga TMN: em Queluz... o costume!

A equipa de basquetebol do Belenenses realizou esta tarde uma boa exibição no Pavilhão Henrique Miranda, em Queluz, ante a equipa local. Com cerca de 50 pessoas a apoiar constantemente os Guerreiros, o Belém começou melhor e esteve a um passo de fugir no marcador. Mas como todos sabemos, em Queluz nem sempre vence a verdade desportiva e não obstante termos falhado em alguns momentos cruciais, o trio de arbitragem deu a habitual mãozinha à equipa de Alberto Babo...

Keith Vassel foi a surpresa do 5 inicial azul, alinhando ao lado de Richard, Reggie, Nuno Perdigão e Mário Jorge.

Entrou melhor o Queluz, que em poucos minutos conseguiu um parcial de 7-0. O Belenenses não acertava no ataque e parecia surpreso na defesa. Todavia rapidamente as coisas se alteraram e foi nesta fase que dois triplos seguidos (um de Vassel e outro de Reggie Moore) viraram a partida. O Belenenses passava a vencer por 9-11. O primeiro período foi bem disputado, com grande velocidade. No fim dos primeiros 10 minutos o Belém vencia por 15-17.

Vassel demonstrava dificuldades no ataque (falta de entendimento com os colegas) mas agressividade q.b. na defesa. Trata-se de um bom reforço que, com o passar do tempo, representará um trunfo belenense na fase final desta temporada...

O segundo período inicia-se como o primeiro: maios eficácia do Queluz, que dá a volta ao resultado, alcançando facilmente os 27-21. Responderia o Belém com a entrada de Miguel Minhava, que com um fantástico triplo coloca a partida nos 27-26. O Belenenses arrancaria então para a vantage, conseguindo chegar ao fim da 1ª parte em vantagem (27-30).

O terceiro tempo foi, em larga medida, chave no desenrolar o jogo. O Belém atravessava a sua melhor fase, com Reggie, Richard e Vassel a efectuar as despesas da casa. Vassel e Minhava concretizariam nesta fase dois triplos seguidos, fixando o marcador em 35-39. Todavia.... quando o resultado se encontrava em 37-41, com o Belenenses a procurar fugir (e com um Queluz muito desorientado), o trio de arbitragem utilizaria as armas do cotume, incluindo a já habitual falta técnica.

Uma sucessão de entregas de bola ao Queluz (supostas faltas de Vassel e Richard, supostos passos de Mário Jorge e a tal falta técnica a Perdigão) conduziria o Belenenses a uma fase de nervosismo, que permitiu ao Queluz empatar a partida. Registe-se que Vassel quase nunca percebeu que infracções lhe eram assinaladas (José Couto terá de lhe explicar como funciona o basket em Portugal e em especial no Pavilhão do Queluz...).

O 3º período acabaria com um empate (45-45).

Nos últimos 10 minutos, o jogo foi muitíssimo equilibrado, com ambas as equipas a querer defender bem. Todavia, foi depois do empate a 54 que a partida se desiquilibrou para o lado do Queluz. Uma série de desentendimentos no ataque azul iriam permitir ao Queluz chegar aos 61-56.

Até ao final.... muito azar para o Belém e inversa sorte para o Queluz, que fixaria o resultado em 69-60.

Aos Guerreiros resta começar já a pensar no próximo confronto, dia 9 de Abril, com o Lusitânia (que tantos problemas causou ao Porto, nesta jornada). Depois será o regresso ao restelo para a recepção ao Santarém. Seguem-se uma deslocação ao Barreiro e novo jogo em casa, com o Porto.

E porque eles bem merecem, vamos todos ajudar os Guerreiros nesta caminhada até aos play-off, em busca da melhor classificação possível! Força, rapazes! Todos estamos convosco!

Sem comentários: