quarta-feira, junho 09, 2004

Selecção do dia: Portugal



A selecção Portuguesa é, à partida, mais respeitada pelos adversários do que considerada pelos adeptos lusos. Olhando para esta selecção e comparando com as equipas apresentadas nos últimos 2 Europeus, vê-se uma equipa sem fio de jogo, pouca garra, incapaz de caír em cima dos adversários e a viver da inspiração individual dos jogadores. É, no entanto, uma das selecções que pratica um futebol atractivo, assente em técnica elaborada, feito de passes curtos e burilados, mas sem objectividade. Como disse uma vez Gary Lineker: "Se deres uma bola a um miúdo português, ele dá toques até se cansar. Se a deres a um inglês ou alemão, ele procura logo uma parede para rematar contra ela".

Em termos de jogadores, é uma equipa de opostos, com estrelas do futebol europeu na fase descendente da carreira, e outros jogadores que agora ascendem. Na baliza, Ricardo deverá ser, injustamente o titular. Na defesa, destacam-se nomes como Fernando Couto, Jorge Andrade, Ricardo Carvalho e Paulo Ferreira. No meio-campo defensivo, surge um nome muito respeitado na europa do futebol, Costinha. Mais à frente, o Galático Figo é acompanhado do Milanês Rui Costa e do Campeão Europeu Deco. Outros nomes a considerar no meio-campo incluem o todo-o-terreno do Porto, Maniche e a estrela do Benfica, Simão, que deverá ficar encarregue da "asa" esquerda. No entanto, uma surpresa poderá ser a inclusão da "next big thing" do futebol Português, Cristiano Ronaldo do Manchester United, no lugar de Simão.

Portugal está incluído no Grupo A, juntamente com a Rússia, Grécia e Espanha. As selecções Ibéricas são, em primeira análise, as favoritas a passar o Grupo. No entanto, este é um Grupo bastante equilibrado e os resultados do primeiro jogo de cada selecção serão fundamentais para aquilatar das hipóteses de cada selecção. Scolari estabeleceu um lugar nos 4 primeiros como um Europeu bem sucedido, mas a verdade é que se a selecção portuguesa passar os grupos, já cumpriu um objectivo. A partir daí, e consoante o adversário, poderão ser estabelecidos novos objectivos.

PORTUGAL!!!



Palmarés - nada a registar

Sem comentários: