1) O principal fundador do Belenenses, Artur José Pereira (1890-1953) foi durante décadas considerado o melhor jogador de sempre do futebol português.
2) O nosso Estádio das Salésias, anterior ao do Restelo, foi o 1º campo relvado de Lisboa, o de maior lotação em Portugal e, em geral, durante muitos anos, de longe o melhor do país, aí se realizando habitualmente os jogos da selecção nacional, até à construção do Estádio Nacional.
3) O nosso jogador José Manuel Soares “Pepe” (cujo busto está no Restelo, vindo do Estádio das Salésias, que tinha o seu nome) foi o 1º grande ídolo nacional do futebol português. Morreu aos 23 anos, em 24 de Outubro de 1931, envenenado, tendo o seu funeral sido uma impressionante manifestação, com dezenas de milhar de pessoas. Aos 18 anos, já titular, foi designado pelo grande capitão Augusto Silva para marcar o penalty que nos deu a vitória por 5-4 contra o Benfica (28 de Fevereiro de 1926), num jogo mítico em que o Belém esteve a perder 4-1. Representou Portugal por 14 vezes, incluindo as 3 partidas dos Jogos Olímpicos de 1928, e marcou 7 golos.
Sem comentários:
Enviar um comentário