quarta-feira, junho 02, 2004

Pretérito Mais Que Perfeito...

Complementarmente aos relatos contidos na rubrica “Entre o Passado e o Presente”, que em princípio só falam de jogos com grandes assistências no Restelo, deixaremos aqui, em registo “telegráfico”, numa série de muitas dezenas de apontamentos da responsabilidade de Eduardo Torres, registos que mostram como, na verdade, O BELENENSES É GRANDE!

1) O principal fundador do Belenenses, Artur José Pereira (1890-1953) foi durante décadas considerado o melhor jogador de sempre do futebol português.


Fonte: Site Oficial do Belenenses


2) O nosso Estádio das Salésias, anterior ao do Restelo, foi o 1º campo relvado de Lisboa, o de maior lotação em Portugal e, em geral, durante muitos anos, de longe o melhor do país, aí se realizando habitualmente os jogos da selecção nacional, até à construção do Estádio Nacional.


Fonte: Site Canal Belenenses


3) O nosso jogador José Manuel Soares “Pepe” (cujo busto está no Restelo, vindo do Estádio das Salésias, que tinha o seu nome) foi o 1º grande ídolo nacional do futebol português. Morreu aos 23 anos, em 24 de Outubro de 1931, envenenado, tendo o seu funeral sido uma impressionante manifestação, com dezenas de milhar de pessoas. Aos 18 anos, já titular, foi designado pelo grande capitão Augusto Silva para marcar o penalty que nos deu a vitória por 5-4 contra o Benfica (28 de Fevereiro de 1926), num jogo mítico em que o Belém esteve a perder 4-1. Representou Portugal por 14 vezes, incluindo as 3 partidas dos Jogos Olímpicos de 1928, e marcou 7 golos.


Fonte: Site Canal Belenenses

Sem comentários: