sábado, junho 19, 2004

Pretérito Mais Que Perfeito... - 17

1. Na 1ª Vitória da selecção nacional de futebol contra a Espanha, por 4-1, estiveram presentes três jogadores do Belenenses: Capela, Feliciano e Amaro. Foi no dia 26 de Janeiro de 1947. Em 1937, Portugal havia ganho à Espanha por 2-1, em Vigo, estando presentes os jogadores azuis José Simões e Artur Quaresma, e em 1938 repetira a vitória por 1-0, no Estádio do Belenenses (Salésias – José Manuel Pepe), com a participação dos nossos jogadores Amaro e José Simões, mas em jogos que não foram reconhecidos pela FIFA, devido à guerra civil em Espanha. E na última vitória contra a Espanha (esperemos que amanhã deixe de ser a última…), em 20 de Junho de 1981, por 2-0, igualmente estiveram presentes futebolistas do Belenenses: Amílcar e Nogueira, tendo este último assinado um dos golos – e que grande golo!

2. Nos anos 40, ficaram célebres os intensos confrontos entre os cinco violinos do Sporting e as três Torres de Belém: o guarda-redes Capela e os defesas Vasco e Feliciano, todos internacionais. As Torres de Belém foram (e são) uma grande referência e um autêntico mito do futebol Português, permitindo ao Belenenses conquistar grandes triunfos.

3. No Campeonato Nacional de futebol de 1987/88, o Belenenses, que obteve um 3º lugar, esteve 15 jornadas seguidas sem perder (desde a 16ª à 30ª, inclusive).

Sem comentários: