quinta-feira, junho 17, 2004

Belenenses 2003/04 - Análise Final

Balanço da Época 2003/2004 nas principais modalidades:



FUTEBOL - A decepção
A SAD apresentou como objectivo o 4º lugar, mas o que a equipa conseguiu atingir foi o 4º lugar a contar do fim. E muito sinceramente, nem isso merecia! Três treinadores, 2 reforços da época que sairam em Janeiro, inúmeras lesões, 9 reforços de inverno, mais lesões, perder pontos nos descontos, uma goleada histórica no Restelo contra a Académica, muita asneira... e até um "Estripador do Restelo". Tudo nos aconteceu este ano. Durante grande parte do campeonato fomos de facto uma das piores equipas da Superliga. Mas se a equipa não merecia o 15º lugar, nós os adeptos não mereciamos a 2ª Divisão.
Ao contrastar com o campeonato, conseguimos atingir as meias-finais da Taça de Portugal, um feito que não acontecia desde 1989-90. Isto fez-nos sonhar mas após 3 jogos contra equipas da II Divisão B, defrontámos o Estoril da Liga de Honra e as nossas fragilidades tornaram-se evidentes. Vencemos o Estoril na marcação de grandes penalidades e depois fomos jogar à Luz e fomos eliminados.
Uma época para esquecer...
Avaliação: MUITO NEGATIVA

ANDEBOL – O lugar que merecemos? Acho que não…
Das principais modalidades do clube, o andebol é a única que ainda não terminou a época de 2003-04, faltando disputar ainda a Taça de Portugal.
O plantel desta época tinha como objectivo, segundo as palavras do Vice-Presidente Manuel Miguel no início da época, “recolocar o C.F. os Belenenses no lugar a que sempre teve direito de forma a que a equipa possa discutir a vitória em todos os jogos que disputar”. Mas será que conseguimos atingir esses objectivos?
A equipa técnica que acabou a temporada, tal como aconteceu no futebol, também não foi a mesma que iniciou a época. O treinador António Santos acordou a saída do clube azul, sendo substituído em Fevereiro, pelo jogador Alfredo Pinho. Analisemos agora os resultados obtidos.
Na mais importante prova nacional de andebol, o Campeonato Profissional da Liga, conseguimos atingir a Fase Final e terminámos a temporada na quinta posição, melhorando a classificação da época transacta, em que alcançámos o sexto lugar. Relativamente à Taça da Liga fomos eliminados logo no primeiro jogo frente ao Sporting, pelo que não temos boas recordações desta competição. No entanto, relativamente à segunda prova mais importante, ainda existe a possibilidade de vencer a Taça de Portugal. Estamos actualmente nos Final Four e temos como possíveis adversários o Sporting, São Bernardo e o FC Gaia.
Avaliação: NEGATIVA (se perdermos a Taça)
Avaliação: POSITIVA (se perdermos a Taça)

BASQUETEBOL – Os Guerreiros Azuis
O Belenenses/Montepio/Lusifor foi a equipa sensação do basquetebol nacional. A equipa liderada pelo técnico José Couto excedeu todas as expectativas tendo alcançado os seguintes resultados: chegámos aos quartos-de-final da Taça da Liga, alcançámos as meias-finais da Taça de Portugal, chegámos ás meias-finais do Playoffs da Liga TMN. Também fomos apurados para as competições europeias, situação que não acontecia há muito tempo.
Mas melhor que os resultados foi o "querer" e a raça dos nossos jogadores. Sempre excepcionais e a acreditarem na vitória até ao ultimo segundo. Exemplo disto mesmo foram as várias vitórias alcançadas quase em cima do tempo regulamentar.
Esperemos que esta equipa (jogadores e técnicos) continue para o ano.
Avaliação: MUITO POSITIVA

FUTSAL – A estreia
A época de 2003/04 foi a estreia do Futsal no Belenenses. Este projecto tem como objectivo a médio prazo, atingir a 1ª Divisão, tendo o primeiro passo desta caminhada - a subida para a II Divisão - sido alcançado.
Aliás, os objectivos propostos para esta temporada, não só foram totalmente atingidos como foram ultrapassados.
Além da equipa vencer a Série C da Divisão (único lugar que garantia a subida), praticamente só com vitórias, conseguiu ainda:
- obter a melhor defesa de todas as divisões;
- sagrou-se Campeão Nacional da III Divisão, após disputar uma linguilha com os vencedores das outras séries;
- atingiu os quartos-de-final da Taça de Portugal da modalidade, tendo sido eliminado, num jogo muito disputado, com uma equipa da I Divisão.
Para o próximo ano, e já com novos reforços, alguns provinientes do primeiro escalão, os objectivos passam por: vencer a série e garantir a subida (objectivo principal), ser campeão da II Divisão e chegar mais longe na Taça de Portugal (objectivos secundários).
Avaliação: MUITO POSITIVA

RUGBY – 1 Titulo e muito azar...
Os campeões nacionais em titulo tiveram uma época irregular.
Começamos a temporada a ganhar um titulo: a Supertaça e depois perdemos outro - a Taça Ibérica - para os espanhóis.
Depois, e durante toda a primeira fase do Campeonato Nacional, fomos superiores a todas as outras equipas, tendo vencido a fase praticamente só com vitórias. A seguir foi interrompido o campeonato tendo começado os compromissos para as selecções nacionais.
Muitos belenenses foram seleccionados para a equipa nacional e ajudaram na conquista do campeonato europeu. Mas este facto revelou-se muito caro para o Belenenses.
Quando recomeçou o campeonato, os jogadores azuis, baixaram de rendimento, alguns devido a lesões, e terminámos a segunda fase no 4º lugar, muito abaixo das nossas expectativas.
Ainda é de registar que na Taça «António Cabral Fernandes» fomos finalistas, e que já no fim da época, alcançámos os quartos-de-final da Taça de Portugal.
Avaliação: POSITIVA (por termos conquistado 1 titulo e termos tido muito azar)

Sem comentários: