Há dias, neste blog, discutiu-se brevemente qual é a lotação do Estádio do Restelo. Ainda não vimos nenhuma nota oficial sobre o número de pessoas que pode actualmente comportar mas creio que podemos chegar a números muito próximos.
Antes das obras realizadas neste ano e meio, a lotação oficial era de 42.000 lugares. Às vezes, “arredondava-se” para 40.000. Mas, entretanto, a colocação de cadeiras em quase todo o estádio, a existência de mais separações na Superior (Topo Norte) e a não abertura ao público do lado Sul (o do Tejo) fez diminuir essa lotação.
Suponho que podemos estimar a capacidade das bancadas centrais, isto é, a dos sócios e as do lado oposto, entre 17.500 a 18.000 pessoas no total, com os camarotes.
E quanto à superior? No passado, antes das cadeiras, acho que podia levar para cima de 15.000 pessoas. Agora, suponho que a parte mais elevada leva um pouco mais de 6.000 lugares, e a parte inferior um pouco mais de 4.000. Ou seja, cerca de 10.500 lugares.
Somando tudo, centrais mais superiores, teremos provavelmente um pouco mais de 28.000 lugares (28.500 ?). Se quisermos, em caso de necessidade (ou seja, de uma grande enchente), considerar os corredores e escadas, poderíamos arredondar para cerca de 30.000.
Se se considerar utilizável a bancada do lado Tejo, isso acrescentará mais cerca de 5.000 lugares (ou um pouco menos, por causa do marcador electrónico). E, assim, teríamos cerca de 33.500 lugares (é curioso, no início, a lotação oficial do Restelo, com os lugares todos numeradinhos, era...33.471). No caso de um dia (venha ele...) de excepcional enchente, arredondemos para os 35.000.
Creio que não andará muito longe disto mas, enquanto não vem um número oficial, outros belenenses poderão dar as suas achegas para tirarmos conclusões mais seguras.
Já agora, julgo que as Salésias levavam um pouco mais de 20.000 lugares mas não tenho a certeza...e gostava de saber.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário