terça-feira, junho 29, 2004

Força Portugal!

É já amanhã, 4ª feira, o jogo Portugal-Holanda das meias-finais deste Campeonato Europeu. Se ganharmos, assegurando um lugar na final, será a maior proeza de sempre da nossa selecção de futebol. Uma coisa, pelo menos até agora, já ninguém nos tira: um campeonato alegre, bem organizado, de excelente nível em todos aspectos que o rodeiam – a imagem de um país que quer e tem vindo a superar o fatalismo da derrota, da pequenez e da incapacidade. Hoje, já ninguém no mundo se admira que Portugal seja capaz de fazer bem, e isso é um grande passo em frente.

Scolari pediu 5.000 carros a acompanhar o trajecto da camioneta que transporta a selecção desde Alcochete até Lisboa. É um apelo bonito e tocante, na linha do que já aconteceu nos 2 jogos anteriores.

Eu sugiro aqui outra ideia complementar. Talvez seja difícil ela circular a tempo de se impor, mas aqui fica: fazer um imenso cordão humano, com bandeiras e símbolos de Portugal, no percurso já em Lisboa, desde o mais longe do estádio (através da 2ª circular) até à entrada deste: o clamor de todo um povo a saudar e a empurrar a “equipa de todos nós” para a vitória!

Vamos a isso? Antes de tudo, é preciso passar palavra!

(Artigo da autoria de Eduardo Torres)

Sem comentários: