Episódio #1: OS EFEITOS DE UMA BOLA CAPRICHOSA
Iniciamos esta rubrica semanal com um episódio relatado no "Sport Ilustrado" de Fevereiro de 1959 que nos foi amavelmente enviado pelo prezado consócio Luís Pereira, a quem saudamos agradecendo o interesse demonstrado pela História do Clube de Futebol «Os Belenenses».
Corria o campeonato nacional de 1958-59 quando no Restelo se realizou mais um clássico Belenenses - Benfica. A três minutos do final do jogo o resultado estava em 1-1 quando foi assinalado um pontapé de canto contra o Benfica. O célebre Matateu colocou a bola no meio do arco do círculo que forma a área de canto e chutou para cima da baliza do Benfica. O brasileiro Tonho, avançado do Belenenses, fez-se à bola ao primeiro poste e, talvez intimidado com esta intrusão, o guarda-redes Costa Pereira deixou escapar a bola para dentro da baliza. Em seguida o árbitro anulou o golo por pretensa curva da trajectória da bola que a teria levado a sair e a reentrar em campo.
A polémica sobre este jogo estendeu-se durante muito tempo. Eis o que disseram na altura os dois principais intervenientes no referido lance:
- Matateu, «O meu golo foi mesmo golo, pois a bola não foi fora e o árbitro não apitou antes dela entrar. Marquei com o pé direito e com força. A bola fez um arco, mas por dentro do campo, e foi golo. Um golo limpinho...».
- Costa Pereira, «Vi a bola passar por fora da linha de cabeceira nitidamente meio metro e ouvi imediatamente o apito do árbitro. Por isso é que me fiz ao lance daquela maneira...Dei-lhe como que uma "sapatada" para dentro da baliza. Se não fosse assim teria encaixado a bola. Era tão fácil...».
O certo é que a Comissão Central de árbitros suspendeu o árbitro Abel Macedo Pires, que se encontrava na sua última época de arbitragem, e o Belenenses protestou o jogo, mas ontem como hoje parece que há uns sempre mais beneficiados que outros...
A análise de Costa Pereira também parece bastante estranha. Então como viu a bola passar fora da linha de cabeceira foi introduzi-la propositadamente dentro da baliza? Tudo isto numa curta fracção de tempo? É óbvio que não faz sentido e mais parece uma ingénua desculpa para o "frango".
No final do campeonato o Porto sagrar-se-ia campeão em igualdade de pontos mas melhor diferença de golos que o Benfica, e o Belenenses ficaria em terceiro lugar a apenas três pontos do duo da frente e com mais sete pontos que o Sporting, quarto classificado.
1 comentário:
necessita di verificare:)
Enviar um comentário