segunda-feira, janeiro 14, 2008

E agora... o caso Meyong

Blog do Belenenses: Luis Vieira

A utilização de Meyong pode ter sido irregular e uma possível sanção ao clube está sobre a mesa. Esta notícia surgiu ontem à noite mas qual é o problema e o que dizem os regulamentos?

Segundo essas notícias os regulamentos de transferência de jogadores alegadamente impedem que um jogador seja utilizado por três clubes na mesma época. Meyong é jogador do Levante e alinhou por esta equipa durante 11 minutos na 1ª jornada do campeonato da I Divisão Espanhola. Depois foi emprestado ao Albacete da II Divisão onde disputou diversos jogos. Finalmente, regressou ontem ao nosso clube, onde jogou na partida frente ao Naval.

Os regulamentos da Liga parecem ser omissos relativamente a esta questão, pese embora o facto de não sermos especialistas na matéria, e de ainda não termos tido tempo para pesquisar a totalidade dos documentos.

Mas no regulamento da Federação encontramos o seguinte artigo:

FPF - Regulamento Relativo ao Estatuto e Transferência de Jogadores
III. INSCRIÇÃO DE JOGADORES
Artigo 5º Inscrição

3. Os jogadores podem ser inscritos por um máximo de três clubes durante o período compreendido entre 1 de Julho e 30 de Junho do ano seguinte. Durante este período, o jogador só é qualificável para participar em Jogos Oficiais por dois clubes.


Já o regulamento da FIFA é mais completo.

FIFA - Regulations on the Status and Transfer of Players
III. REGISTRATION OF PLAYERS
Article 5 Registration

3. Players may be registered with a maximum of three clubs during one season. During this period, the player is only eligible to play official matches for two clubs. As an exception to this rule, a player moving between two clubs belonging to associations with overlapping seasons (i.e. start of the season in summer/autumn as opposed to winter/spring) may be eligible to play in official matches for a third club during the relevant season, provided he has fully complied with his contractual obligations towards his previous clubs. Equally, the provisions relating to the registration periods (article 6) as well as to the minimum length of a contract (article 18 paragraph 2) must be respected.


Será que o facto do jogador vir na condição de emprestado tem influência?

Será que ter apenas jogado 11 minutos pela primeira equipa pesa?

Será este o primeiro caso deste género? Existe jurisprudência sobre este assunto?

Se a inscrição do jogador for ilegal não será da responsabilidade da Federação que o confirmou como apto para jogar?

Temos muitas dúvidas e o Blog do Belenenses vai tentar reunir o máximo de informação para poder esclarecê-las, mas esperamos que a nossa SAD venha a público esclarecer o assunto o mais rápido possível!


ACTUALIZAÇÃO
Precedente: Mascherano do Liverpool

O jogador em 2007 tinha jogado no Corinthians e no West Ham antes de ser transferido para o Liverpool. A FIFA deu autorização para a Federação inscrever o jogador.

No entanto, o caso não é totalmente igual ao nosso:
- a época do clube brasileiro não coincide com a inglesa,
- a Federação Inglesa não aceitou a inscrição do jogador sem a autorização da FIFA,
- o jogador jogou 7 vezes no West Ham (2 deles completos),
- tratou-se da transferência definitiva do jogador.


ACTUALIZAÇÃO
As notícias sucedem-se:
- FPF emite comunicado a descartar as culpas. Diz que o jogador foi bem inscrito mas o clube é que tinha que decidir se o punha a jogar ou não. Audio Antena 1
- Fonte da Liga diz que se for instaurado processo disciplinar contra o Belenenses e for comprovada a utilização irregular de Meyong, os três pontos do jogo em causa serão atribuídos à equipa adversária e o clube será penalizado com a perda de três pontos adicionais como determina o artigo 60ª do Regulamento Disciplinar da Liga.
- Naval anunciou que vai reclamar os três pontos do jogo e o seu presidente diz que já sabia antes do jogo. Audio Antena 1 e Audio Antena 1
- Direcção do Belenenses vai reunir hoje para discutir o assunto.


ACTUALIZAÇÃO
- SAD do Belenenses só toma posição amanhã...

Sem comentários: