

Disputou-se este sábado a 13ª jornada da liga profissional de basquetebol tendo o nosso Belenenses perdido novamente com o Vagos desta vez em campo neutro, tendo o jogo sido disputado em Vale de Cambra, que fica perto de Vagos. Mais uma vez se pode colocar a questão de ter sido mesmo em campo neutro.
Estiveram presentes somente 4 adeptos do nosso clube, nós dois (os cronistas) e mais um casal sempre presente nos jogos de basket do nosso clube vindos também de Lisboa. Desta vez não marcou presença o núcleo de Ovar que se deslocou a São Bernardo para acompanhar o nosso andebol. É justo referir que sempre que nos deslocamos ao norte do país para acompanhar o nosso clube somos sempre muito bem recebidos pelo núcleo de Ovar, nomeadamente pelo João e o seu pai.
Quanto ao jogo a nossa equipe entrou muito mal no encontro com muitas dificuldades em atacar, chegando mesmo a atrapalharem-se uns aos outros. O Vagos jogando com mais calma foi começando a distanciar-se. Chegamos ao final do 1º período a perder por nove pontos (12-21).
No 2º período o nosso técnico colocou em campo o base Daniel Monteiro e poste americano Lance Soderberg, mais tarde entrou Artur Cruz e a nossa equipe foi recuperando progressivamente no marcador, devido e essencialmente à boa exibição do Daniel Monteiro e assim conseguimos chegar ao intervalo com um empate a 39.
No 3º período continuamos com uma prestação razoável como no período anterior com boas ajudas na defesa e com um ataque um pouco mais esclarecido e mesmo sem estarmos a fazer uma boa exibição que não o fizemos, pareceu-nos que a equipe queria a todo o custo vingar a derrota do Restelo frente a esta equipe e nunca teve o esclarecimento devido. Mesmo assim atingimos o final do 3º período na frente do marcador por 6 pontos (61-55).
No 4º e decisivo período a tremedeira voltou a aparecer, ficamos sem o poste Ike Nwankwo devido ao acumular de faltas e tal como no jogo no Restelo nos instantes finais o Vagos com um triplo passa para a frente do marcador. Na última posse de bola o nosso base Daniel Monteiro ainda tenta a vitória das nossas cores mas infelizmente falhou o lançamento final.
Apesar de nova derrota com o Vagos continuamos a achar que temos equipe superior a eles mas é preciso actuar com mais calma e esclarecimento. De referir negativamente a fraca actuação do Paulo Simão e do Lance Soderberg. Onde está o Lance dos primeiros jogos. O Diogo esteve igualmente uns furos abaixo do que sabe. Pela positiva as exibições do Daniel e do Artur Cruz.
O Campeonato regressa a 9 de Fevereiro jogando o nosso Belenenses no Restelo contra a campeã Ovarense. No próximo fim de semana disputa-se a Taça da Liga em Vagos, defrontando o nosso clube a Lusitânia dos Açores. Mais uma jornada disputada no norte do país.
O nosso 5 inicial foi:
Diogo Carreira: 21 pontos, 7 ressaltos e 6 assistências
Paulo Simão: 0 pontos, 1 ressalto e 1 assistência
Anderson Ferreira: 8 pontos e 7 ressaltos
Aylton Medeiros: 4 pontos e 1 ressalto
Ike Nwankwo: 6 pontos e 7 ressaltos
Jogaram ainda:
Daniel Monteiro: 12 pontos, 4 ressaltos e 1 assistência
Lance Soderberg: 18 pontos, 4 ressaltos e 4 assistências
Artur Cruz: 12 pontos, 2 ressaltos e 4 assistências
Nuno Monteiro: 0 pontos






- Paulo Teixeira faz queixa à FIFA. O empresário alega ter contrato com o jogador até Fevereiro e diz que o contrato que foi aceite pela FPF/LPFP deve ser considerado nulo por não conter assinatura de um agente FIFA. Diz ainda que houve incompetência por parte do Belenenses.
Campeonato da Liga Portuguesa de Andebol




O desafio desta semana foi tentar saber do nosso ex-jogador Verona, um médio que jogou no nosso clube durante algumas épocas.
Após deixar o nosso Belém regressou ao Estrela da Amadora e mais tarde ingressou no Olivais e Moscavide.




O primeiro acontecimento da tarde foi a ausência do nosso técnico Luís Silveira no banco devido ao falecimento nesse dia da sua mãe. Enviamos as mais sentidas condolências ao nosso técnico e restante família.
As nossas jogadoras estão a conquistar o apoio de um número cada vez maior de adeptos Belenenses sendo que desta vez estiveram presentes mais de 200 pessoas a puxarem pela nossa equipa.

José Manuel Anes, presidente da assembleia geral do Belenenses, diz que um castigo de seis pontos ao clube no caso Meyong “seria uma enormidade” e que preferia que as eleições fossem realizadas em Março.
Futebol: Belenenses 2 x 1º Agosto 0
Basquetebol: Belenenses 92 x Barreirense 79
Polo Aquático: Belenenses x CN Amadora
Rugby: Agronomia 13 x Belenenses 18
Marcaram pela nossa equipa os jogadores Jardel, Drula, Diego e Marcelinho.