segunda-feira, setembro 15, 2008

Voz do Leitor XIX: Ser Belenenses




JOÃO SANTOS

Amigos,

Ser do Belenenses é ser diferente, é ter espírito de sofrimento, é ser único e inigualável.

Este é mais um ano em que, provavelmente, vamos sofrer bastante, mais um ano de esforço e de coragem. Mais um ano a ter a esperança em grandes resultados, mais um ano a ter esperança num Belenenses melhor.

Estamos a atravessar um dos momentos mais difíceis de sempre, no geral. Estamos pobres, divididos, tristes e fartos de toda esta incompetência que nos tem assolado nos últimos anos. Estamos como o país, mal dirigido, com gente muito fraca e que só querem aproveitar-se do Zé Povinho.

É triste quando vemos o nosso clube ser notícia pela negativa, mas mais triste é que, quando a vida nos corre melhor desportivamente, ninguém fala de nós mas basta termos problemas é passa a ser quase debate nacional. Porquê?! Os outros estão muito melhores que nós?! Eu acho que não. Nem sequer os clubes chamados grandes estão em alta. Não há dinheiro, não há condições para mais.

Cometeram-se muitos erros nos últimos meses que provocaram este mal estar interno e esta vontade de explodir com toda a gente. Tudo podia ter sido diferente mas a preocupação em certos e determinados individuos em aproveitarem-se das situações falou mais alto que tudo o resto. Tudo o resto é aquilo que sempre fomos, não podemos de um momento para o outro deixar o nosso clube na mão de instituíções financeiras que, se não cumprirmos prazos vendem-nos ao desbarato sem olhar para histórias e clubismos. Os projectos imobiliários megalómanos que assolaram o nosso clube nestes últimos meses foram por demais evidentes e só trouxeram ainda mais desgraça ao nosso clube. Temos de melhorar o nosso estádio, é verdade, temos de o fazer apetecível para velhos e novos, temos de fazer dele uma colectividade onde todos se sintam bem e isso há muito que não acontece. Temos um estádio quase abandonado com muitas lacunas em vários locais e que sinceramente não entendo como um clube como o nosso pode ter. Sempre fomos falados como possuidores do estádio mais bonito do nosso país, e foi verdade mas alguém se esqueceu de que é preciso modernizar, não podemos ficar sempre na mesma, a vida e o mundo avança cada dia a passos largos e quem pára fica para trás no tempo e no espaço…que é onde nós fomos parar, ao espaço, por culpa de uns senhores ditos belenenses e que a única coisa que demonstraram ser foi aproveitadores, mal caracteres, sem coração, com a única intenção de enriquecerem à conta de uma instituição que é precisamente a nossa.

Mais uma vez, li nos jornais que este ou aquele senhor já são os preferidos para serem lideres da comissão de gestão ou para a presidencia do clube…quem é que decidiu que essas pessoas são válidas? Eu não, e vocês? Se foram vocês, posso concordar, mas se foi um, ou dois, senhores que por lá andam a dizerem que trabalham muito em prol do clube, não posso aceitar. Continuam-se a cometer os mesmos erros de sempre, o clube está nas mãos de 3 ou 4 e o resto limitamo-nos a ser os que pagamos quotas e calamos a nossa boca. Chega!!! Chega de decisões sem as exporem aos sócios. Chega de apoveitamentos da boa vontade dos amigos do Belenenses. Faz falta um 25 de Abril no nosso clube, sem ofensas, sem "armas", sem guerras, mas com a coragem de avançar e dizer a certos senhores que mandam tanto como nós e que se limitam a ser os nossos representantes e que por isso mesmo têm de nos manter informados de todas as decisões do clube. Não precisam de opinar basta que não tomem partido de ninguém e se se querem candidar, só têm de avançar de maneira igual aos que têm projectos e tempo para dedicar ao nosso clube. Tenho receio que tudo continue na mesma porque é exactamente isso que me parece, que tudo irá continuar igual!

Não se pode acabar com as modalidades amadoras porque, como instituição que somos, e o conceito de instituição é mesmo esse, temos um dever público e como tal os jovens, e menos jovens, necessitam um espaço para praticar desporto e fugirem da marginalidade que cada vez mais, assola este país. O que é necessário é trabalhar para essas pessoas e arranjar os patrocínios necessários para manter as actividades. Há muita coisa a fazer, não é a iliminar as modalidades que se resolvem os problemas. É necessário construír ou aproveitar um espaço que sirva para os "menos jovens" jogarem as suas "cartadas", as suas damas, o seu xadrez, a petanca, etc…é necessário construír ou aproveitar um espaço para de uma vez por todas fazermos uma piscina como deve ser para as crianças e as menos crianças praticarem aquele que é considerado como dos desportos mais completos. É necessário criar novas modalidades para todos aqueles que queiram ter um espaço no nosso estádio. Se queremos angariar sócios, penso que essa é uma das melhores maneiras de o fazer, satisfazemos os jovens e os idosos e isso é que é importante. O estádio tem de ser um local frequentado diariamente e não somente nos dias de jogos e treinos, quando nos deixam vêr, não é?!

Há muita coisa a fazer pelo nosso clube, e todos podemos e devemos dar o nosso contributo, não vamos deixar o nosso clube morrer nas mãos de 3 ou 4 parasitas que só querem sacar partido de todos nós, porque o Belenenses somos todos nós e não só 3 ou 4. Temos tudo para a curto/médio prazo tornar-nos no melhor clube de Lisboa, mas há muito trabalho pela frente. Vamos pôr mãos à obra e convencer os nossos dirigentes que não somos meros espectadores que só falamos mal da nossa equipa de futebol. Falando desse assunto, e sendo muito sincero, não acho que a nossa equipa seja tão má quanto parece transparecer, eles vão acabar por acordar mas alguém, e é com certeza o trabalho do treinador, tem de chamá-los à razão e dizer-lhes que o Belém é um do históricos de Portugal, e que só vieram para cá porque o Belenenses lhes deu a mão, essa é a razão pela qual estão em Portugal, e é pelo Belém que eles têm de "morrer" em campo. Os que já cá estavam já sabem isso, e vê-se nos jogos, os que chegaram ainda não tomaram essa consciência, pelo que é preciso, urgentemente, que a ganhem.

Amigos, não vamos deixar as coisas continuarem assim, vamos apertar o cerco. Está na nossa hora.

Abraço e Belém para sempre.
João Santos

Sem comentários: