domingo, setembro 07, 2008

JOGO TREINO: Belenenses 1 x Leiria 2

Texto de RICARDO LACERDA retirado da caixa de comentários.

Hoje (ontem) de manhã fui ao lindo estádio do Restelo ver o meu Belenenses contra o U. Leiria (jogo treino). Estádio vazio com cerca de 50/60 pessoas, um belíssimo Sol e uma aragem confortante que brindou quem lá esteve.

Vamos ao jogo:

1ª Parte – Jogo muito pobre sem fio de jogo com os jogadores azuis perdidos em campo, remates nem cheiro. Ah... houve um à baliza através de Gomez fora de área.

A equipa de Leiria a partir dos 15 minutos tomou o controlo do jogo, mas só por duas vezes assustou Assis, que esteve muito seguro durante os 90 minutos.

A U. Leiria mostrou-se a bom nível, equipa bem estruturada e com um estilo de jogo bem definido, com uma defesa alta e muito segura posicionalmente. Com a equipa toda a jogar em bloco parecia que havia mais leirienses do que belenenses. Jogo muito lento sem nenhum destaque para a equipa azul. Lesão de China aos 35 trocando com Wender, Maikon descia assim para DE.

2ª Parte – Os primeiros minutos foram desastrosos, o Leiria que estudaram bem a equipa do Belenenses na 1ª parte, entraram a matar e fizeram o 1º golo logo nos minutos iniciais - cruzamento a meia altura do lado direito da defesa azul ao 1º poste com o atacante leiriense a antecipar-se à defesa azul e de cabeça a finalizar com alguma facilidade.

Esperava-se a resposta dos jogadores azuis e Casemiro mexeu na equipa fazendo entrar Marcelo e pondo Silas no centro do ataque... mas tal resposta não aconteceu por parte da equipa azul. Respondeu sim a equipa leiriense com o 2º golo desta feita pelo lado esquerdo da defesa azul com a bola a ser atrasada para a entrada da área e com um remate seco o jogador leiriense a fazer um bom golo.

Faltavam 20/15 minutos e o pior podia acontecer pois os jogadores azuis não davam resposta e o Leiria quase chegou a chapa 3 com um cruzamento da esquerda da defesa azul para o 2º poste onde a defesa ficou a ver passar a bola até ao pés de um jogador leiriense que falhou com a baliza aberta (dejavu do belem-paços). Nada disto surpreendia os pouquíssimos adeptos azuis pois a apatia da equipa azul era gritante.

Com Vanderlei, Vinicius e Porta já em campo e com Silas a retomar a sua posição de origem, com o meio campo a apoiar o lado esquerdo do ataque (wender, maikon), este lado esquerdo transformou-se a partir do minuto 75: jogadas de 1º toque, passes de rotura, desmarcações e cruzamentos perigosos onde Silas por um palmo não finalizou. Grande jogada do lado esquerdo, como se diz na gíria, o nosso lado esquerdo partiu a loiça toda.

Se do lado esquerdo andava o diabo a solta o lado direito estava a compor-se com Carciano a fazer o lado direito juntamente com Marcelo e Vinicius no apoio, com este ultimo a ter duas iniciativas individuais de deixar para trás toda a defesa leiriense.
Cheirava a golo nas hostes azuis com Silas a falhar por centímetros, Vanderlei ao poste, Wender às malhas laterais e Porta a aparecer na área. O golo apareceu depois com naturalidade numa jogada iniciada no lado esquerdo do meio campo com Silas a transportar a bola até ao centro e a soltar a bola em Marcelo na esquerda que num remate ao 1º poste enganou o guarda-redes e o defesa que o acompanhava e até Porta que esperava o cruzamento.

Com poucos minutos de jogo e com o Leiria todo dentro da área e com o meio campo azul a ganhar as segundas bolas todas, Vanderlei em destaque a ganhar as bolas todas de cabeça e em profundidade mostrando-se muito rápido na defesa, não perdeu nenhum lance individual tanto em físico (o que e normal) como em velocidade, exemplar! E Carciano que jogou a DD e interior direito mostrou uma grande frescura física a ajudar o ataque como se de um lateral se tratasse, com trocas de bola e desmarcações de qualidade.

A equipa estava a mostrar raça e querer mas o jogo estava a terminar e ainda houve tempo para mais uma jogada da asa esquerda azul com Porta a mergulhar de cabeça na zona de penalty mas só lhe tocou com a ponta dos cabelos. Por 2 cm que não igualou o resultado.

Pouco depois o arbitro deu por encerrado o jogo-treino e ficou-se com a sensação que se houvesse mais 5 minutos de jogo o resultado seria outro... Ou se tivessem acordado mais cedo…

Casemiro claramente às apalpadelas em termos tácticos e processos de jogo, com os jogadores a mostrarem mais entendimento entre eles, mas com a táctica a parecer que os separa.

Os últimos 15 minutos com a maior parte do jogadores de ataque nas suas posições de origem, principalmente Silas e Maikon que novamente a DE subiu de prestação e Vinicus a conduzir a bola sempre a fugir para a ala direita causou desequilíbrios.


ANÁLISE INDIVIDUAL

Assis – seguro sem muito trabalho foi obrigado a jogar com os pés varias vezes e sempre bem. Sem culpa nos golos. Temos keeper.

Alicio – a DD não vacilou muito mas deu muita porradinha mesmo assim as jogadas de maior perigo leiriense foi pelo seu lado. Apareceu mais calmo.

Carciano – na 1ª parte não deu hipóteses aos avançados que se cruzaram pela sua frente e ainda se multiplicou em campo nas dobras aos seus companheiros. Num canto podia ter feito golo mas o cabeceamento saiu a figura do guarda-redes.

Alex – 1º jogo, não complicou e posicionou-se bem. Mostrou falta de ritmo. Para rever.

China – mostrou a raça habitual muita entrega nos lances individuais que deram direito a lesão... Jogou a nível razoável, sem se aventurar muito na frente de ataque.

G. Gomes – sozinho tentou sempre limpar a sua zona de acção e conseguiu na maior parte das vezes mas em inferioridade numérica era muito difícil mesmo assim conseguiu sair a jogar e não cometeu muitas faltas o que mostra uma subida de forma. No 2º golo pedia-se cobertura a entrada da área...Nos últimos 15 minutos, mostrou muita entrega juntamente com Vanderlei seguraram a defesa azul.

Cândido – muita raça e muita força mas pouco poder de organização. Não se pode pedir que faça Box-to-box a um nível alto pois jogou durante 2 anos a DD e antes disso mal jogou nos clubes por onde passou.

Maikon – sempre com vontade de romper a jogar em tabelinhas e correrias, na 1ª parte como toda a sua equipa foi inconsequente. Subiu de rendimento quando desceu para DE juntamente com Wender destabilizou por completo a defesa leiriense que parecia muito segura. É uma boa solução para DE só precisa melhorar no aspecto defensivo.

Silas – 1ª parte para esquecer, fora de sitio, passes e recepções com pouca qualidade. Perdido a ponta de lança. Quando recuou para o meio campo a descair para a esquerda com o apoio de Maikon e com Wender na sua frente sempre a dar linhas de passe melhorou, e muito, e foi o motor de arranque para os últimos 15 minutos de qualidade da equipa azul. Podia ter feito golo mas chegou atrasado por cm.

JPO – muito lento hoje sem a entrega que lhe é conhecida reclamou muito com os árbitros saiu ao intervalo.

Roncato – falta-lhe jogo mas mostrou que se estiver bem fisicamente pode ser uma peça fulcral na equipa, precisa de jogos e de continuar a dieta. Boa atitude em campo

Wender – vem acrescentar qualidade de jogo sem dúvida, um destabilizador nato sem medo de ir para cima do adversario. Foi o jogador azul mais perigoso. Excelente condição física. Vamos esperar.

Porta – fez o possível para quem chegou há poucos dias e sem jogo nas pernas, mesmo assim pareceu ser um jogador só com olhos para a baliza, vamos esperar.

Marcelo – estranhamente não jogou no centro do ataque mas sim no lado direito, ajudou a defender no meio campo mostrou melhor posse de bola e acabou por fazer o único golo azul de forma inteligente.

Vinicius – outra vez recuado em campo mas desta vez a tomar conta da organização de jogo azul fez com qualidade sendo que deu mais nas vistas quando rompia pela direita deixando de rastos os defesas leirienses. Jogou 20 minutos. Bom jogo.

Vanderlei – juntamente com Wender foram os melhores em campo impressionou pela velocidade, jogo aéreo e recuperações de bola, num canto ainda atirou ao poste da baliza leiriense parece que quer ganhar lugar no 11 e se assim continuar será fácil.

Evandro P. – entrou para subir o Carciano no terreno, jogou a DD, 5 minutos em campo duas intervenções duas bolas ganhas em velocidade. Pouco mais...

Melhor jogador – Wender e Vanderlei. Se um foi o que destabilizou mais a defesa leiriense o outro foi quem orientou a defesa azul.

Podem perguntar se as prestações até nem foram más porque é que perdemos? Eu continuo a dizer que é a táctica usada por Casemiro! Foi a causa da má prestação da equipa. Quando ele mexeu na equipa mete e tira jogadores e reajusta posições em campo quase como por experiência lá adivinhou a equação aos 75 minutos.

Destacar ainda a equipa do U. Leiria muito bem arrumada, ate parece que pertencem a 1ª liga. Uma defesa muito segura e um meio campo a jogar sempre em bloco o que aniquilou por completo o meio campo azul durante 75 minutos, e também muito físico na frente de ataque.

RICARDO LACERDA

Sem comentários: