terça-feira, setembro 09, 2008

O Incrível Caso Hulk

Blog do Belenenses: Luciano Rodrigues
Actualizado às 13:40

Como bem nos recordamos, desde o famigerado Caso Meyong que nos roubou a "Europa" e contribuiu para lançar a confusão que vai grassando pelo nosso clube, apenas é permitido a um jogador ser inscrito por 3 clubes numa temporada, e representar apenas 2 deles. Em casos excepcionais, em que um jogador muda de Confederação, é possível representar 3 clubes.

Mas o que se passa com Hulk é diferente. Hulk pertenceu desde o início da temporada (que, vindo do Japão, começa no início do ano) a 4 clubes e representou 3 deles... O Porto parece querer defender-se com o facto do jogador não ter pertencido, na realidade ao Rentistas, tentando ocultar assim as suas 4 inscrições. Ainda não é linear que tenha sido a Federação Uruguaia de Futebol a enviar o Certificado Internacional de Hulk para a FPF, mas se assim foi há 4 inscrições e como tal o Porto perde 10 pontos e o Belenenses ganha 3 pontos, passando a somar 4.
Já agora, o mesmo expediente obscuro foi utilizado na transferência de Tiuí do Fluminense para o Sporting, e aí até foi notícia que ainda a Federação Uruguaia não tinha recebido o Certificado Internacional, e já a FPF o estava a pedir. Ou seja, houve inscrição no Rentistas! Portanto, se se processou nos mesmos moldes... o Belém tem 4 pontos!
25 de Julho - Contratado pelo FC Porto ao Atlético Rentistas, do Uruguai
24 de Agosto - Joga contra o Belenenses pelo FC Porto

Para além disso, recorde-se que o Braga, se não estou em erro, ainda aguarda resolução do Caso Edimar, que viu a FPF negar a sua inscrição pelo facto de já ter representado 2 clubes no Brasil e pertencer a um 3º, que nunca o chegou a inscrever. Ou seja, similar à forma como o Porto se defende no Caso Hulk, em que o Porto afirma que o Rentistas não inscreveu o jogador.

Aliás, quem está minimamente por dentro do futebol sabe o que é o Rentistas, para que serve e quem com ele ganha. Quando um clube da 2ª divisão Urugaia está envolvido em algumas das maiores transferências mundiais...

Vejamos se em 6 meses as regras mudaram no futebol português...

Sem comentários: