sexta-feira, setembro 26, 2008

AG LIVE 2

22:38 - Fala o sócio 509, Mário Rosa Freire. Diz que é a primeira vez que usa a palavra, mas tem essa obrigação pelo momento do clube. Foi dirigente em 1982, na fase porventura mais crítica da história do clube. Não havia dirigentes há 2 anos e valeu na ocasião ao Belenenses um grupo de sócios que Acácio Rosa reuniu como Conselho Executivo. Teve a honra de ser inicialmente Vice-Presidente e meses após ser eleito Presidente após a normalização estatutária. Mas a crise estava instalada e o clube desceu de divisão pela primeira vez na sua história. O passivo era de 95 mil contos, alguns milhões de euros a valores de hoje. A crise foi vencida. O Belém vive novamente um período conturbado, caminha-se para o abismo se nada for feito confirmando-se os défices anuais de milhões de euros de clube e SAD, que entende como entidade única. Mecenas já não existem, é tempo de encontrar soluções rapidamente e actuar. Comparando as 2 situações, existe uma grande diferença. Em 1982 não existia património imobiliário, o clube tinha apenas o direito de superfície de parte da área que ocupa. A sobrevivência do Belenenses tem de passar pelo aproveitamento do seu património, 115 mil metros quadrados numa zona altamente valorizada da cidade cuja rentabilidade para o clube é nula. Já em 1999 uma Direcção de Ramos Lopes pretendeu rentabilizar o património. Mas o clube não reagiu devidamente à recusa da Autarquia. É o momento de retomar o projecto, este ou outro, que permita os meios financeiros para que continuemos a ser um dos maiores clubes de Portugal. Tem de se pedir ao Poder o reconhecimento do Belenenses ao longo de 90 anos. À Autarquia temos de pedir igual tratamento ao dispensado a Benfica e Sporting. Os PDMs estão sujeitos a revisões periódicas e alterações pontuais. Apoia a Comissão de Gestão para equilibrar o clube e haja condições para as eleições de Abril. O clube tem gente muito válida para dar a volta a esta situação. O futuro pode começar hoje! CORTADA A PALAVRA.

22:32 - Fala Mendes Palitos. Agradece a Ramos Lopes a lição de história do clube. Está de acordo com ele nalgumas coisas, mas discorda quando Ramos Lopes está de acordo com esta ordem de trabalhos. Não vê nos estatutos do clube a possibilidade de ser nomeada esta Comissão de Gestão, deveria ter sido aberto um período eleitoral, para que não se volte a ter eleições daqui a uns meses. Se não conseguimos fazer eleições, que credibilidade temos? Uma Comissão de Gestão tem de ser sempre um último recurso. Para além disso, não percebe porque ainda não há resultados da auditoria, se os auditores recebem o seu dinheiro. O Belenenses precisa é de uma Direcção. Capaz de tomar medidas. Comissão de Gestão é perda de tempo fundamental para o clube, e os estatutos prevêm que haja eleições e não nenhuma Comissão de Gestão.

22:28 - Ramos Lopes continua a usar da palavra. Diz que tem prazer em indicar alguns nomes de jovens Belenenses com valor e disponíveis. Pedro Machado, João Almeida, Filipe Baltazar, Miguel Ferreira, Sérgio Ferreira, Frederico Almeida, entre outros. O Belenenses com gente desta não pode morrer. A CML e as instituições públicas não podem descriminar o Belenenses! (APLAUSOS) Dá exemplos de vários clubes com enormes ajudas estatais e regionais. Não vão suspender o PDM para a Fundação Champalimaud construír à beira-rio? O Belém é menos que a Fundação Champalimaud??? TEMOS DE SER RESPEITADOS! (PLATEIA APLAUDE AO RUBRO!)

22:26 - Ramos Lopes diz que tem uma palavra de esperança, relembra que fomos o clube que perdeu o campeonato a 4 minutos do fim, que foi o Belém que foi expulso do seu Estádio para ir para uma pedreira. Se ainda existimos, é porque somos determinados e temos uma grande força moral. Apoia a Comissão de Gestão porque eleições frequentes fragilizam uma instituição. Diz que assim haverá melhores condições para as eleições de Abril de 2009. O CF e AG mantêm-se em funções e a Comissão de Gestão irá funcionar como funcionaria uma Direcção. É importante haver jovens com qualidade nesta Comissão, porque o Belém precisa de gente jovem. (Aplausos)

Sem comentários: