quarta-feira, setembro 24, 2008

Báu Azul: Vicente Lucas




Vicente Lucas

Vicente Lucas, nasceu em Lourenço Marques (actual Maputo) a 24 de Setembro de 1935. O mais novo de 5 irmãos entre os quais Matateu. E irmão de Matateu foi certamente o primeiro cartão de visita do jovem nos idos anos de 1954 data em que Vicente chega a Lisboa para jogar no Belenenses. Faz a sua estreia contra o Atlético na festa de Feliciano e Rogério e a sua estreia oficial acontece com o F.C. Porto onde marca o golo da vitória. Apesar de vir referenciado como avançado, Fernando Riera á época treinador do nosso clube,”Transforma-o” num médio.

A internacionalização pela selecção B chega somente sete meses depois da sua estreia em terras europeias e a sua primeira época no clube de Belém fica marcada pelo empate na última jornada e a consequente perda do título nacional.

Em 1957/58 joga pela primeira de vinte e uma vezes pela selecção A numa vitória contra a Escócia. No âmbito internacional começa a destacar-se quer nos jogos contra o Santos quer contra a selecção do Brasil, por marcar de uma forma exemplar e correctíssima o maior jogador do mundo Péle.

Por terras nacionais é ele quem levanta a taça de Portugal em Julho de 1960, no confronto com o Sporting. Em 1963 ganha o prémio do Diário Popular para o melhor jogador do campeonato.

Em 1966 faz parte da equipa dos “magriços” que em Inglaterra conquista a melhor classificação de Portugal num campeonato do mundo, sendo que a ausência de Vicente na meia-final com a Inglaterra é sobejamente lamentada.

Depois, o acidente que corta abruptamente uma carreira no auge. A festa de homenagem foi a nível nacional com jogos em todo país e um concurso especial do totobola manifestando todo o apreço que um país inteiro sentia por si. O dinheiro da festa dá para um negócio que corre mal e dedica-se então á carreira de treinador passando por clubes como o Dafundo,Celorico da Beira, Sesimbra (duas vezes) V.G. Sines, Cascais, Peniche,Desp. Castelo Branco, Amiais de Baixo e Belenenses, onde a partir de 1980 é adjunto de Félix Mourinho, Fernando Mendes,Jimmy Melia,Depireux , Marinho Peres e treinador das camadas jovens.

Ao Vicente Lucas extraordinário jogador e Ser Humano o nosso tributo.

Sem comentários: