sábado, agosto 19, 2006

Reestruturar o clube

L.Vieira

Como se sabe o orgão executivo do clube está organizado da seguinte forma:
- 1 presidente da direcção
- 10 vice-presidentes
- inúmeros directores e assessores

São várias dezenas de pessoas estão a ajudar de forma gratuita o clube. Estas pessoas disponibilizam o seu tempo para servir o Belenenses, por vezes com muito sacrificio, e estou convicto de que os sócios só se podem sentir gratos por esta dedicação. Acredito sinceramente que a maioria destas pessoas tem desempenhado um trabalho bastante positivo, muitas vezes com às custas das suas vidas profissional e pessoal e é por isso que merecem o nosso agradecimento. Espero ainda que alguns deles continuem a servir o clube por muito tempo.

No entanto, estamos no século XXI e a estrutura do clube tem que mudar radicalmente. Existem áreas do clube que têm que ser obrigatoriamente preenchidas por profissionais a tempo inteiro de forma a obtermos o maior rendimento delas e a também para as podermos responsabilizá-las pelos seus erros.

A direcção do clube, que é elegida pelos sócios, tem que tender para um órgão não de execução, como é actualmente, mas antes para um órgão que apenas tome decisões. Decisões que dão origem a tarefas a ser executadas pelos serviços do clube e pelos seus profissionais.

continua...
Para isso é necessário reformar a estrutura do clube em algo parecido com o seguinte:
Photobucket - Video and Image Hosting

Comparando com uma empresa podemos ver que a direcção eleita corresponde ao Conselho de Administração. São eles que definem políticas e estratégias e que tomam as decisões necessários para o cumprimento dessas politicas.

O nível seguinte é actualmente preenchido pelos vice-presidentes/directores/acessores. Eu admito que existem (poucas) áreas que pode funcionar desta forma mas em outros afirmo claramente que não!

A Direcção Financeira, bem como os seus departamentos de Contabilidade, Compras e Comercial, devem-se assumir como as áreas mais importantes do Clube e devem ser preenchidos exclusivamente por profissionais.

Aliás, esta é a única forma de reduzir custos (Dep. Compras) e aumentar receitas (Dep. Comercial). A contabilidade pode ser feita em outsourcing embora a minha experiência profissional aponte para que as soluções internas sejam mais eficientes. No entanto, é necessário mão-de-obra qualificada e desconhecemos as capacidades do clube neste sentido.

A parte de Controlo de Gestão também é muito importante nos dias de hoje. Embora não seja uma área essencial no momento de criação desta estrutura, certamente que iria dar uma grande contribuição para que as coisas funcionassem de uma forma correcta. Compete a esta área, além do controlo de custos e proveitos, da criação de orçamentos, e do acompanhamento da execução orçamental, a avaliação dos procedimentos de todas as direcções da empresa.

São áreas fundamentais o Bingo e o Património. São estas as nossas principais fontes de receitas do presente e do futuro e devem ser alvo de atenção especial. Não nos choca nada ver criada Direcções específicas para estas áreas mas pensamos que basta estarem inseridas num Departamento Comercial forte para que sejam “alvos” de uma promoção estratégica.

Os Serviços Administrativos também são extremamente importantes. Pensamos que já é a área mais profissional dentro do clube, mas os seus serviços ainda estão muito aquém do desejado. Os Serviços Administrativos devem ter duas vertentes, sendo a primeira o atendimento ao público onde se inclui a gestão de sócios. Digamos que é a área de prestação de serviços a terceiros. Depois temos a prestação de serviços internos, a todas as direcções do clube e onde deve estar inserida a Manutenção do Património (para simplificar vamos chamar Instalações).

Temos assim o “Património” inserido no Departamento Comercial e as “Instalações” inseridas nos Serviços Administrativos. Esta divisão é relativamente importante. Vamos explicar com um exemplo: o clube gere, e depois com a implementação do Projecto Imobiliário vai gerir ainda mais, espaços que deverá alugar para obter receitas. A vertente da “venda” destes serviços deve estar inserida dentro de um Departamento Comercial, no entanto, a conservação e reparação desses espaços já deve estar inserida nos serviços que gerem a generalidade das instalações do clube, de forma a organizar e coordenar algumas tarefas com o objectivo de optimizar recursos e eventualmente reduzir custos. Como dissemos inicialmente, também não encontramos problema nenhum em se criar uma Direcção dedicada exclusivamente ao Património que engloba estes duas vertentes.

O Futebol do clube também já está mais ou menos profissionalizado – afinal temos uma SAD e a figura de director-geral. Pensamos que o essencial é que o futebol seja capaz de funcionar de forma autónoma e para isso é necessário que seja capaz de tomar decisões em tempo útil. No entanto, a estrutura da SAD não será abordada neste artigo. Digo apenas que a formação tem que estar intimamente ligada à SAD.

Eu defendo que as Modalidades devem ser autónomas, estar organizadas em Departamentos, mas agrupadas numa única Direcção. Não acho ser necessário fazer SAD para as modalidades mais profissionais, mas este tipo de estrutura permite fazer isso muito facilmente.
Antes de discutirmos a profissionalização da modalidade e dos atletas vamos antes referir a profissionalização da estrutura. Aqui não acreditamos que a profissionalização seja tão urgente. Desde que todos as outras áreas do clube funcionem bem, será apenas necessário criar uma pequena equipa de apoio às modalidades, com pelo menos uma pessoa capaz de tomar decisões, que coordene com as restantes áreas. Continuarão a ser necessários os Assessores/Seccionistas mas pensamos que grande parte do volume de trabalho “rotineiro” será transferido para os serviços do clube. Estes passam apenas a coordenar o trabalho:
- é necessária a aquisição de algum bem ou serviço => Departamento de Compras
- é necessário patrocínio para determinado evento => Departamento Comercial
- necessitam de autorizações => Está sempre presente o Director das Modalidades (profissional) que tem capacidade de decisão.

A Direcção de Imagem e Relações Publicas tem que assumir uma posição de maior relevo. Esta direcção além de gerir os órgãos de comunicação do clube (site e jornal) tem como obrigação divulgar o clube, e deve fazê-lo de forma regular.

O CA ou Direcção deve ser composto por 1 presidente e mais cerca de 4 vogais (ou vice-presidentes) cada um com o seu pelouro. São eles que nomeiam os acessores e seccionistas. No entanto, e ao contrário do que acontece na politica, não é aceitável que se troquem de Directores, mais uma vez, profissionais, de cada vez que haja eleições.

Espero muito sinceramente que nas próximas eleições as listas que apareçam com projectos deste tipo para apresentar aos sócios. Era sinal de uma grande evolução.

Notas:
- Existem, provavelmente, algumas áreas que o artigo não abordou, mas este estudo não pretende ser muito exaustivo. Apenas pretendemos dar uma ideia geral de como deve ser estar organizada a estrutura do clube.
- Algumas das ideias apresentadas se calhar não são novas. Já devemos ter lido algumas nos diversos blogs, mas como concordo com elas, não podia deixar de as referir.

Sem comentários: