quinta-feira, agosto 24, 2006

FIFA - FIGC - Gil

L.Vieira

Na mesma altura em que a Federação italiana de futebol (FIGC) anunciou que está disposta a impôr novo castigo à Juventus caso a equipa de Turim insista em recorrer aos tribunais civis por não aceitar o actual castigo e consequente descida de divisão, e isto acontece após ter recebido um "ultimato" da FIFA que ameaçava suspender a federação italiana, surge o Gil Vicente a interpôr uma providência cautelar no Tribunal Administrativo de Lisboa.

O timing deste anúncio da FIFA e da FIGC é excelente, mas aparentemente não serviu de aviso para os dirigentes gilistas.

Na prática, uma suspensão da Federação significa afastar os clubes e as selecções das competições internacionais. E numa altura em que os media andam todos eufóricos e falam no facto histórico de haver três equipas portuguesas na Liga dos Campeões, confesso que até achava "giro" que a FIFA actuasse nesse sentido.

Entretanto, a Federação Portuguesa já se manifestou e num comunicado diz que "a FPF já alertou a Direcção do Gil Vicente FC para as consequências gravosas que poderão advir para o Clube caso os seus dirigentes recorram aos tribunais comuns quando estiverem em causa matérias estritamente desportivas."

Estamos assim numa situação em que não temos nada a perder. Ou a federação castiga ainda mais o Gil e os manda para a 2ª Divisão ou a FIFA actua e impede as equipas portuguesas de participar nas competições europeias. Em qualquer dos casos...

Sem comentários: