terça-feira, agosto 29, 2006

Alinhamentos

L.Rodrigues

O futebol, gostaríamos nós, aqueles que o amam enquanto desporto, deveria ser resolvido dentro das 4 linhas. Mas não o é, de forma nenhuma, todos o sabemos. Mas se pensarmos nos diversos alinhamentos políticos dos clubes da 1ª Liga, percebemos um pouco melhor o Caso Mateus, suas cambalhotas e a entrada em cena, tão conveniente para alguns, do Leixões.

Decidi, assim, separar os clubes da 1ª Divisão por 3 posições: alinhados, desalinhados e opositores. Temos então:

Alinhados:
- Aves
- Boavista
- P. Ferreira
- Porto
- Leiria


Desalinhados:
- Braga
- Académica
- Beira-Mar
- Est. Amadora
- Marítimo
- Naval
- Setúbal

Opositores:
- Belenenses
- Benfica
- Sporting

- Nacional

Entre os "Desalinhados", os que estão a verde tendem para os "Opositores", enquanto os que estão a Lilás tendem para os "Alinhados". O que se encontra a preto, o Braga, não tem um alinhamento claro.

Nesta situação, encontramos 8 clubes Alinhados e 7 Opositores, com o clube que falta, o Braga, numa posição intermédia. Pode-se dizer que assim há, de certa forma, um equilíbrio político na Liga.

Agora, se tirássemos o Belenenses e colocássemos Gil Vicente ou Leixões (já se percebeu que para os defensores do Gil, na realidade é indiferente ser o Gil ou o Leixões a ficarem na 1ª Divisão, desde que não seja o Belenenses. Recorde-se que António Fiúza já se sentiu na obrigação de referir que se o Gil descer, deve subir o Leixões... mas afinal o Gil sempre vai descer? E ele está assim tão preocupado com o Leixões???) ficávamos com 9 clubes "Alinhados" e apenas 6 clubes "Opositores", situação muito mais confortável para a Máfia do futebol português...

Sem comentários: