segunda-feira, agosto 21, 2006

Futsal: O regresso dos Conquistadores ao trabalho!

T.Louro

Na passada quarta-feira, o plantel sénior de futsal do Belenenses apresentou-se à comunicação social e aos muitos associados presentes na sala de imprensa, que foi pequena para acolher tanta gente.

A equipa técnica é composta pelo treinador principal Manuel Jorge que tem como adjunto Carlos Teixeira, como treinador de guarda-redes Raul Oliveira e como secretária técnica Sónia Teixeira.


O plantel tem os seguintes atletas:
1 – Nuno Almeida, guarda-redes, 31 anos, ex-Piedense;
2 – Marco Reis, ala, 30 anos, 3ª época Belenenses;
3 – Miguel Fernandes, universal, 29 anos, 2ª época Belenenses;
4 – Nuno Monteiro, ala, 27 anos, 4ª época Belenenses;
5 – Hugo Simões, ala, 29 anos, 2ª época Belenenses;
6 – Pedro Caetano, universal, 31 anos, 2ª época Belenenses;
7 – Paulo Xavier, ala, 23 anos, ex-Sporting;
8 – Ricardo Cardita, universal, 20 anos, 2ª época Belenenses;
9 – Ruben Gomes, universal, 19 anos, ex-júnior Belenenses;
10 – Majó, universal, 31 anos, ex-Benfica;
11 – Jesus, ala, 20 anos, ex-Vila Verde;
12 – Carlo Cardoso, guarda-redes, 26 anos, 4ª época Belenenses;
14 – Drula, ala, 31 anos, ex-Olivais;
15 – David Magina, universal, 17 anos, ex-júnior Belenenses;
16 – Rui João, guarda-redes, 18 anos, ex-júnior Belenenses;

continua...
Transcrevemos as palavras proferidas pelo vice-presidente responsável pelo futsal, Dr. João Barbosa:
“Quero agradecer à comunicação social e a todos os sócios presentes, o que demonstra o vosso interesse pelo futsal do Belenenses.

Gostaria também de aproveitar esta oportunidade para realçar o esforço efectuado pela equipa de colaboradores que o Belenenses tem nesta secção de futsal. Temos um grupo de colaboradores não remunerados mas que são de um profissionalismo excepcional e disso é prova este dossier de apresentação e a apresentação multimedia que vamos fazer hoje e portanto, o Belenenses e eu próprio orgulhamo-nos muito da equipa de colaboradores que temos neste departamento, e volto a frisar, não remunerados não é sinónimo de amadorismo, é sinónimo sim, neste caso, de um profissionalismo a todos os níveis.

Relativamente aos objectivos que vamos ter para a época que hoje se inicia, eu relembro que o futsal do Belenenses vai entrar na sua quarta época e temos até agora atingido todos os objectivos a que nos propusemos, começamos pela 3ª divisão nacional que ganhamos, pela 2ª divisão nacional que também ganhamos e o ano passado atingimos os objectivos, tendo assegurado o 7º lugar na fase regular e o consequente acesso ao play-off, sendo a única equipa que subiu de divisão a conseguir tal feito. Mas não estamos satisfeitos, um clube como o Belenenses não pode ficar satisfeito com o que fez no ano passado.

Queremos chegar ao top do futsal, queremos fazer mais e melhor, e por isso conseguimos, apesar da redução orçamental enquadrada dentro da nova realidade do clube, todas as pessoas trabalharam e desde há muito tempo, eu relembro que este plantel está fechado desde Maio para que se conseguisse aliando a todos os jogadores que continuam, e agora também deixo uma palavra de agradecimento a todos aqueles que saíram e que muito contribuiram para o êxito do Belenenses na época passada, e àqueles que se veêm juntar ao grupo de trabalho, o objectivo é fazer mais e melhor, o objectivo é, decididamente lutar pelos cinco primeiros lugares.

O Belenenses como grande clube português, um clube que se mede não só pelos seus resultados de hoje mas por todo o seu historial, todos os resultados obtidos no passado, toda a sua massa associativa e por todos os títulos e troféus conquistados ao longo dos tempos e pelo complexo desportivo que possui, o Belenenses é um dos maiores clubes portugueses, sem sombra de dúvidas.

Aqui no futsal só ficaremos satisfeitos quando atingirmos duas situações. Quando estivermos no top do futsal e quando conseguirmos ser auto-suficientes, é para isso que trabalhamos, no sentido de conseguirmos ser auto-suficientes. O Belenenses tem de ser um clube vivo, nós no futsal estamos vivos e queremos que todo o clube e pensamos que sim, esteja vivo, queremos ser recordados pelo presente e por aquilo que projectamos para o futuro, temos e vamos ser um clube de vencedores.

Costumam dizer que o Belenenses é um clube simpático, nós queremos continuar a ser simpáticos, mas queremos ganhar, estamos aqui para ganhar e é esse o espírito que os nossos técnicos e os nossos atletas vão ter na próxima época como tiveram até agora, sabemos que algumas vezes iremos perder, pois é assim o desporto, neste caso vitórias, empates e derrotas, mas estamos em cada jogo imbuídos de um espírito vencedor, deixar tudo dentro da quadra, como se diz no futsal, e estamos vivos, é importante que o Belenenses passe, apesar da realidade económica que o clube atravessa, apesar da redução orçamental que o futsal teve, não é com isso que vamos estar aqui tristes, é com isso que dizemos com alegria e com força e com determinação que estamos vivos, vamos á luta e queremos ganhar.”


O treinador Manuel Jorge afirmou o seguinte:
“ Como o Dr. João Barbosa já disse, estamos no 4º ano de futsal aqui no Belenenses, um projecto bastante sustentado, onde temos atingido sempre os objectivos com distinção. Há uma coisa que ninguém nos pode tirar, que é a nossa ambição.

Queremos fazer mais e melhor, assumimos que queremos nos cinco primeiros lugares, se possível tentar diminuir o fosso pontual que existe para as equipas profissionais, porque infelizmente ainda é um handicap que nós temos, é complicado, nós trabalhamos 1h30m por dia, o que no final da semana dá 6/7h, enquanto que as equipas profissionais trabalham em média 20h por semana. É complicado depois para nós conseguirmos ultrapassar isso depois na prática, agora, conhecendo o clube como eu conheço, conhecendo este grupo de trabalho como eu conheço e eu próprio que ainda sou uma pessoa relativamente nova e tenho bastante ambição, também sei que decerto as coisas nos vão correr bem, vamos conseguir mais uma vez atingir o objectivo proposto, que será ficar entre os cinco primeiros e assim melhorar a classificação do ano passado, diminuir o fosso pontual para as equipas profissionais e ver jogo a jogo até onde podemos ir.

Eu tenho uma grande fé neste plantel porque este ano conseguimos ter bastante qualidade, agora basta trabalhar, criar espírito de grupo muito forte, normalmente isso sempre foi conseguido, o que cria um alicerce muito forte para cumprir os objectivos e de certeza que as coisas vão acontecendo naturalmente. Não vamos ganhar tantas vezes como queríamos mas queremos ganhar sempre, agora é certo que não vai haver nenhuma altura em que as pessoas apontem que o grupo de trabalho não deu tudo e não deixa a pele, sangue, suor, lágrimas, tudo dentro do campo, disso tenho a certeza absoluta e ponho as minhas mãos no fogo por eles e se conseguirmos fazer isso, vai ser muito dificil conseguirem-nos vencer, estou muito confiante, ciente das dificuldades, mas ao mesmo tempo bastante ansioso para começar a trabalhar porque quero demonstrar que vamos ser uma equipa forte e ver até onde vamos.”



De seguida os jornalistas perguntaram se o plantel estava fechado, pergunta que foi respondida em conjunto pelo nosso treinador e vice-presidente, afirmando ambos que o plantel está fechado desde Maio, todos os assuntos foram tratados atempadamente.
Outro jornalista retorquiu, perguntando que se mesmo que aparecesse um fora de série, se o plantel estaria fechado. João Barbosa responde que foras de série estão por trás dele (ndr: o actual plantel dos Conquistadores), afirma que a situação económica do clube não permite loucuras e que a secção de futsal pretende ser auto-suficiente, o que os faz ter os pés bem assentes no chão, tenham de se antecipar à concorrência para garantir os jogadores que interessam ao Belenenses e por esse motivo, todo o grupo trabalhou até final de Maio no sentido de contratar aqueles atletas que interessavam, por estas razões, não há excepções pois a secção pretende dar passos seguros e certos do que ir à procura de um qualquer mecenas que pode ser inclusivé em termos de patrocínio, aliás, o clube prefere patrocínios sustentados por mais de uma época do que os chamados tiros por uma época e depois na época seguinte os planteis têm de ser drasticamente reduzidos na sua qualidade porque esses patrocínios não continuam, é preferível patrocínios sustentados que permitam uma evolução serena e cuidadosa do orçamento da modalidade.

De referir também que os patrocinadores do futsal do Belenenses são a Patrick, a Somague e a ComprarCasa. Os fornecedores e parceiros são a Águas Serra da Estrela, Umbro, Pastéis de Belém, Artibandeiras e Gatorade.

A equipa partiu para estágio na quinta-feira dia 17, tendo regressado domingo. Não há a destacar nenhuma nota negativa, pelo menos em termos de lesões graves.

O 1º jogo treino é dia 26 de Agosto em Ansião frente ao actual campeão nacional, o Sporting.

FORÇA CONQUISTADORES!

Sem comentários: