quinta-feira, maio 13, 2004

Visão do Belenenses... no Brasil

Eis como o nosso clube é visto do outro lado do Atlântico, no site "Vagner Lima Esporte":

Quem não tem uma boa história para contar em que o cenário principal seja uma praça. Este local público que faz parte da vida de quase todo mundo, costuma ser o palco de várias coisas. Com a praça Afonso de Albuquerque, que fica no bairro de Belém em Lisboa, não é diferente. Entre os casos desta praça, encontramos o de um clube de futebol modesto que se orgulha de ser conhecido como o quarto grande de Portugal. Vamos então saber o que os Belenenses têm para contar.

Os moradores do bairro de Belém estavam ansiosos em formar um clube que elevasse o orgulho de ser belenense. O bairro já tinha como glória servir de porta de saída para os grandes navegadores portugueses, mas faltava um representante na área do futebol. Artur José Pereira se entusiasmou com a idéia. Então, ele foi atrás de reunir os jogadores que viviam na região e que antes estavam espalhados pelos diversos times de Lisboa. O ponto de encontro escolhido foi a praça do bairro. Lá, foram acertados os primeiros passos de um time formado pelos moradores de Belém e que não podia ter outro nome que não fosse Clube de Futebol Os Belenenses.

Com o time do bairro pronto, era preciso colocar em xeque a qualidade dos jogadores de Belém. Mas da mesma forma que um bom time começa com um bom goleiro; um clube não está completo sem um uniforme e um símbolo. As cores escolhidas pelos belenenses foram o azul e o branco; e a Cruz de Cristo seria carregada como emblema da equipe. Estes símbolos brilharam pela primeira vez num torneio organizado pelo jornal Os Sports que homenageava os mutilados da primeira guerra mundial. Os Belenenses bateram por 2 a 1 a equipe do Sporting e provaram que o povo de Belém entendia muito de futebol.

A força dos belenenses levou o clube longe. O único título português do time, conquistado nos anos 40, resultou num convite importante. O clube foi o coadjuvante na inauguração do Estádio Santiago Bernabeu, onde o Real Madrid foi a estrela principal. Perante 75 mil pessoas, a derrota por 3 a 1, pelo que dizem os jornais portugueses, fazia parte do script. Outra honra da equipe foi enfrentar no Rio de Janeiro um combinado entre o Vasco da Gama e o Santos Futebol Clube. Neste jogo, um garoto de 16 anos que vestia a camisa vascaína fez sua estréia no Maracanã e marcou 3 gols. Esse garoto, se tornou, nada mais nada menos, do que o Rei Pelé.

Um brasileiro se destacou no comando do Belenenses. O ex-zagueiro Marinho Peres dirigiu a equipe em três oportunidades. Mas foram os argentinos que dentro de campo mais fizeram sucesso no clube. Di Pace é considerado um dos maiores jogadores da história do time. Ele defendeu, a Cruz de Cristo por seis anos e depois chegou até o comando técnico da equipe. Com ele, houve uma linhagem de argentinos como Scopelli, Tárrio e Telechea. Dentre os portugueses, Capela, Vasco e Feliciano foram os mais famosos. Eles eram chamados de as Torres de Belém e marcaram pelo amor incondicional a equipe.

Os Belenenses saíram de uma praça de Lisboa para a elite do futebol português. Uma marca deste clube é o orgulho de nunca decepcionar os moradores do grande bairro de Belém. Se dá para contar nos dedos as três taças de Portugal e um único campeonato português, a paixão que nasceu dos moradores de um bairro já conquistou grande número de torcedores. Assim, Os Belenenses chegaram ao título de que eles mais se orgulham, o de ser o quarto grande clube de Portugal.

Sem comentários: