sábado, maio 22, 2004

Reestruturação da SAD

Nos últimos dias tem sido anunciado pela comunicação social a tão necessária reestruturação na SAD.
Pelo que nos tem sido relatado, esta reestruturação passa por um aumento do número de administradores, que de 3 passa para 5, e pela criação de um cargo de Director-geral ou executivo que vai ter como funções a coordenação do futebol profissional com o futebol jovem.
Assim sendo a SAD passaria a ter um esquema organizativo deste género:



É apontado para o lugar de director-geral/director-executivo o Rui Casaca, antigo adjunto de Manuel José e após a saída deste, Coordenador do futebol jovem.

É consensual que de facto é necessário e urgente mudar o modelo organizativo do futebol profissional, mas será que é esta a reestruturação que queremos?

Ainda no dia da apresentação de Carvalhal, Sequeira Nunes (SN) dizia que não percebia as razões para o desaire desportivo da época passada. Acho que a resposta até que é simples. As continuadas apostas falhadas da SAD em técnicos e atletas. E porque acontece isto? Porque não existe uma SAD profissional com profissionais a trabalhar a tempo inteiro, que tenham como única ocupação o futebol. E com uma SAD profissional vinha também a responsabilização! Neste ponto também é conhecida a posição de SN. Ele disse na última Assembleia-Geral que com ele ninguém na direcção ou na SAD receberia um euro! Bem, mas ele também disse que não se realizariam mais acordos com o Benfica sobre o caso Paulo Madeira, pelo que espero que ele mude novamente de opinião.

Outro problema que é conhecido por todos é a inexistência de um Gabinete ou Departamento de Prospecção de Jogadores. Este Gabinete, se gerido correctamente, poderia ser um factor decisivo no futuro. Seria o fim dos jogadores comprados por cassete! E poderíamos ter aqui uma verdadeira vantagem competitiva sobre os outros clubes, pelo que este será um ponto que o Belenenses não poderá esquecer.

Assim sendo, penso que deve ser dado prioridade aos seguintes temas:
- Gabinete de prospecção de jogadores
- Modernização, Profissionalização e Responsabilidade são as novas palavras de ordem!

Esperemos então que esta reestruturação não pare pelo que já foi anunciado e que contemple todas estas sugestões.

Sem comentários: