sábado, maio 22, 2004

Entrevista de Carlos Carvalhal

O nosso novo treinador de futebol, Carlos Carvalhal, deu hoje uma entrevista aos microfones da Rádio Renascença. Só apanhei o último quarto de hora da entrevista, mas deixo aqui os pontos focados por Carvalhal que me pareceram mais importantes:

- a baliza está excelentemente bem servida por 3 guarda-redes, mas precisamos de melhorar quer a defesa, quer o meio-campo, quer o ataque
- acho possível virmos a ser novamente o 4º grande, mas essa é uma luta que não quero tornar bandeira. Para vermos a grandeza de um clube temos de definir um padrão. Se entrarmos na Sala de Troféus do Restelo ficamos arrepiados. O Belenenses tem um passado recheado de títulos e jogadores que marcaram épocas. As instalações estão ao nível das melhores do país e o clube é extremamente eclético, com 24 modalidades. Portanto é grande, dos maiores de portugal. Como clube é grande, ao nível do top dos clubes em portugal. Tenho poucos dias de clube, mas a prestaçao da equipa de futebol nao tem acompanhado o crescimento do clube. A aposta dos dirigentes e administradores é que a ekipa acompanhe. Trabalhando e com uma boa gestao, em 3/4 anos chega ao nível k merece.
- em relação à última época, o Belenenses tinha bons jogadores e tecnicos, com uma administraçao muito seria, mas houve muitas lesoes e as mudancas de tecnicos nao sao boas, e essas mudanças de métodos de trabalho podem propiciar lesoes.
- se as coisas forem bem planeadas à partida, minimizamos a necessidade de reforços de inverno e de a epoca correr mal
- já dei sugestoes a administração, o Presidente está a tratar de satisfazer as nossas necessidades, mas o trabalho é dificil, porque nao conseguindo determinado jogador temos de arranjar outro que já nao tem as mesmas caracteristicas. Ainda ninguem assinou.
- Orestes e Auri – seria impensável contratar algum jogador que está em negociações com o meu clube anterior. Nunca pediria ao Belenenses para os abordar enquanto eles nada definirem com o Setubal.
- Diminuição dos orçamentos na Superliga - com menos dinheiro no proximo ano vai haver mais pressão e mais dificuldades, até porque descem 4 clubes em vez de 3, logo prevejo mais chicotadas psicológicas. Penso que vai aumentar a competitividade do campeonato, mas em termos de qualidade, duvido. Mas penso k o campeonato tem vindo a ganhar ano após ano mais e mais qualidade.
- Estádios vazios - é preciso baixar o preço dos bilhetes para levar o público aos estádios. Os dirigentes dizem que se os profissionais ganham tanto os bilhetes têm de ser caros. Mas isso é errado. Fui ver jogos a Vigo e pagava 1100 pesetas, e aqui eram 3 e 4 contos. Jogos de Celta com o Barça e Real Madrid. Nao ficava num bom lugar, mas a verdade é que tenho amigos em Braga que adoram futebol, mas nao têm dinheiro para ir ao futebol. E assim não se vende merchadising, nada.
- Mourinho - Mourinho se saír fará falta ao futebol portugues porque o seu futebol é virado para a baliza com qualidade e que entusiasma as pessoas. Se sair, teve uma passagem curta, mas muito marcante, no futebol portugues.
- Porto-Monaco – é uma final... se fossem 2 jogos, dava 80% ao Porto. Como é só um jogo, 50%, sem dúvida. O Mónaco tem muitas debilidades e o Porto poucas, quer um quer outro podem aproveitá-las.
- Seleccao – como português, as escolhas estão feitas e o seleccionador e jogadores são os maiores do mundo. Somos um outsider e não um favorito, declaradamente. Devemos por os olhos no mundial. A partir de passarmos a 1ª fase já pode ser considerada uma boa prestação. Vencer o Euro seria extraordinário. França, Espanha e República Checa têm mais potencial.
- Site Oficial – espero que isto se torne uma prática normal dos colegas e não o considerem exibicionismo. O ano passado estive no estrangeiro a estagiar e todos me perguntavam qual era o meu site e quando dizia que não tinha eles estranhavam. Os resumos das comunicações vão estar disponíveis.

Sem comentários: