segunda-feira, maio 24, 2004

Uma visão das "equipas B"

Excelente artigo da autoria de Pedro Domingues, mais conhecido na Blogosfera como Pedromld, sobre quais as finalidades de uma "equipa B" e de que forma poderão ser potenciadas:

A minha visão sobre as equipas B, é que me Portugal quiseram copiar o que se faz no estrangeiro mas não o souberam fazer da melhor forma.. As equipas B devem funcionar como suporte á equipa principal,
A Equipa B, serve para manter os jogadores em forma, com ritmo competitivo e a prepara-los para em qualquer momento serem utilizados na equipa principal.
Um clube que adopte por criar uma equipa B tem de pensar da seguinte forma
Não pode ter dois Planteis ( Principal e Equipa B)
Tem de funcionar como um todo.
O Plantel Principal não pode ter mais de 23 Jogadores( 2 jogadores para cada lugar e 3 para o lugar de ponta de lança).
A equipa B teria 11 jogadores, todos com menos de 23 anos e todos formados nas camadas jovens do clube.
Sei que por um lado um plantel com 34 jogadores seria muito dispendioso, pois é este ano tivemos 34 jogadores profissionais, e acredito que os 11 da equipa B não ganhariam o que 5 dos que estiveram cá este ano ganhavam.
Sendo assim dos 23 do principal sobravam 5 da convocatória que iriam jogar pela B para estarem com ritmo competitivo quando fosse necessário jogarem pela principal.
Ficávamos com 16 jogadores para a equipa B e iríamos buscar os 2 aos juniores para os 18 convocados.
Quando houvesse lesões e castigos iríamos convocando os necessários juniores para a B e consequentemente da B para a Principal. Aos poucos fazia-se, obrigatoriamente, a integração dos jovens formados no clube com poucos gastos e qualquer jogador das camadas jovens saberia que um dia podia passar de promessa a certeza com a Cruz de Cristo ao peito.

Sem comentários: