quinta-feira, maio 13, 2004

100% dentro... 100% fora

É difícil encontrar as palavras certas para descrever a partida que hoje se disputou no Pavilhão Acácio Rosa, no complexo desportivo do Restelo, entre as formações do Belenenses e do FC Porto. E é difícil desde logo porque foi um jogo cheio de incidências e de episódios, completamente atípico e impróprio para cardíacos.

Talvez comece por dizer que o apelo feito pelo Belenenses foi bem recebido por muitos sócios e adeptos, e que o Pavilhão se encontrava quase cheio, com ambas as bancadas repletas de pessoas apaixonadas pelo jogo e pelas respectivas equipas.

O jogo começou com um Porto a defender à zona, com uma postura de enorme agressividade, e com um Belenenses que pareceu surpreendido, e que demorou bastante tempo até acertar com o esquema montado pela equipa nortenha. Dentro das quatro linhas assistiu-se, no período inicial, a um surpreendente domínio do FC Porto, que muito forte nas marcações eliminou todas as primeiras jogadas do Belenenses, o que permitiu chegar facilmente ao 0-8.

A agressividade nortenha, que em algumas jogadas mais pareceu jogo violento, foi tolerada pelo trio de arbitragem, muitíssimo contestado ao longo dos primeiros três períodos do jogo.

O resultado muitíssimo desnivelado do primeiro período foi alargado nos primeiro minutos do segundo, o que permitiu ao Porto chegar a ter o dobro dos pontos do Belenenses (16-32). Tudo parecia estar mais ou menos resolvido, com a nossa equipa a falhar muitos lançamentos, a revelar uma enorme falta de inspiração no ataque e grande dificuldade na defesa (sobretudo nos ressaltos).

Todavia, quando tudo parecia arrumado, os jogadores azuis "agarraram" no jogo e ponto a ponto foram reduzindo a vantagem do Porto. Foi precisamente nesta fase que a arbitragem mais se destacou pela negativa, nunca deixando o Belenenses aproximar-se do FC Porto. Falta atacantes, passos, faltas defensivas que mais ninguém viu. Os jogadores azuis, com um Super Luis Costa à frente, lutavam contra uma sólida equipa portista e contra os erros do trio de árbitros destacados para a partida.

Ainda assim, e depois de ter estado a perder por 16 pontos, o Belenenses conseguiu reduzir a desvantagem até aos 4 pontos. Todavia, uma série de faltas averbadas aos jogadores mais influentes da equipa, o jogo pouco inspirado dos norte-americanos Melson e Barlett (este último apenas sobressaiu no terceiro período do jogo) e o cansaço acumulado sobre os jogadores do 5 base (muito sacrificados) levou a que o Belenenses não tivesse na fase determinante do jogo a calma suficiente para virar o resultado.

Em 15 lançamentos livres apenas convertemos 9. 6 pontos deitados fora, num jogo em que cada ponto valia ouro... No final do jogo, o 72-84 verificado não espelhou o equilíbrio que ainda assim se verificou durante grande parte do jogo. Não obstante os erros do Belenenses e a consistência do Porto, ficou a ideia de que esta equipa pode vencer qualquer adversário desta Liga.

Como notas finais, três observação:

- A primeira para Luis Costa, que fez um jogo notável, e que galvanizou a equipa do Belenenses nos momentos mais importantes do jogo. Pena foi que tivesse sido carregado de faltas e que tivesse saído a equipa a poucos minutos do fim, quando ainda havia esperança de virar o resultado;

- A segunda para o esforço destes Guerreiros. É certo que não jogaram tanto quanto podem e sabem, mas quem esteve no Restelo viu uma equipa que deu 100% em campo;

- A terceira para a atitude pouco profissional dos atletas do Porto que se encontravam sentados no banco. Assim, e durante a fase final do jogo, passaram todos os ataques do Belenenses a bater nos paíneis publicitários, na tentativa de incomodar os atletas da Cruz de Cristo. Muito feio, na minha modesta opinião...

O próximo jogo, essencial para garantir um quarto (e quinto) jogo nesta meia final, disputa-se sábado, dia 15, pelas 15h, outra vez no Pavilhão Acácio Rosa. E porque os Guerreiros azuís bem merecem, lá estaremos novamente a encher o pavilhão com as nossas vozes e cachecóis, elevando sempre e cada vez mais alto o nome do nosso BELÉM!!!

Sem comentários: