domingo, maio 09, 2004

Belenenses fica na 1ª Liga!




3 golos do Moreirense e uma vantagem em confronto directo com a equipa do Alverca valeram ao Belenenses a permanência na 1ª Liga.

Num jogo em que era obrigatória ganhar, a equipa entrou bem e até podia ter construído uma vantagem confortável nos primeiros 30 minutos. Com a lesão de Andersson - que o obrigou a sair, mas que não deve colocar em causa a sua participação no Euro2004 -, chegou o mau futebol e o golo do Braga. Ainda durante a 1ª parte o Belenenses tentou reagir e foi precisamente no último minuto dos descontos que Hélder Rosário foi carregado dentro da grande área. Paulo Costa entendeu não haver motivos para a marcação de uma grande penalidade.

Ao intervalo o Alverca ia mantendo o empate em Moreira de Cónegos e comprometendo a vida da equipa azul.

O segundo tempo arranca com mais um golo do Braga, numa jogada muito estranha, com culpas para todo o sector defensivo. O nervosismo aumentava. O Belenenses teria de pelo menos empatar para igualar em pontos o Alverca, e assim garantir a permanência.

Todavia, foi precisamente no momento em que Carlos Fernandes perde infantilmente mais uma bola a meio campo que todo o estádio se levanta e grita: GOLO! O Moreirense adiantava-se no marcador e colocava novamente o Belenenses na 1ª Liga. Nos minutos seguintes os adeptos azuis comemoraram por mais duas vezes. Dificilmente a permanência fugiria ao Belém. No campo, a equipa dava sinais de total desorientação, com muitos jogadores a querer jogar, mas sem nunca criarem oportunidades de golo nem jogadas de equipa.

No final do jogo não houve comemoração.
A monumental vaia de que foram alvo jogadores, equipa técnica e dirigentes traduz bem o sentimento da família azul relativamente a esta temporada. É preciso fazer balanços, análises, um estudo aprofundado das causas de tão maus resultados. E é preciso arrancar já amanhã para a nova temporada, para que NUNCA MAIS ACONTEÇA.