terça-feira, maio 11, 2004

Formação: a chave para um Belenenses maior!

As discussões em torno do fracasso desportivo desta época, ao nível do futebol profissional, têm em muitos casos conduzido a conclusões muito pertinentes acerca da necessidade de uma maior aposta na formação de jogadores, dentro do clube.

O Belenenses é um dos clubes que tem condições físicas reais e objectivas que possibilitam uma real aposta na formação de jovens talentos, futuros jogadores base da equipa profissional de futebol. E é assim que tem de ser. Grandes clubes europeus, como o Ajax, o Real de Madrid ou o Manchester United têm construído as melhores equipas da Europa com recurso a jogadores das suas escolas.

Para ajudar à reflexão, resolvi ir buscar um texto à página oficial do Ajax, acerca do modelo de formação aplicado naquela que é considerada uma das melhores e mais "produtivas" escolas de talentos da Europa e do Mundo. Assim, e pedindo desde já desculpas por eventuais erros na tradução, aqui fica o excerto mais importante:

"O Ajax é parcialmente dependente de jogadores da sua Academia. As equipas jovens são treinadas exactamente da mesma forma que a equipa principal, e portanto, os jovens jogadores encontram-se acostumados ao estilo de jogo do Ajax.

Fundamental no clube é o seu esquema de jogo (4-3-3), treino, comportamento e regras de funcionamento. O Ajax empenha-se em manter a sua forma de jogar característica, atractiva, ofensiva, creativa, rápida, honesta (...).

O Ajax desenvolveu o chamado modelom TIPS, baseado na Técnica, Inteligência de jogo, Personalidade e Velocidade (speed). Para cada um deste tópicos existem 10 critérios. P (persoanlidade) e S (velocidade) são geralmente características inatas, mas I (inteligência no jogo) e T (técnica) podem ser sempre melhorados. Cada jogador tem um passaporte especial do Ajax, no qual são registados todos os seus progressos".

Vamos ao debate?

Sem comentários: