segunda-feira, março 21, 2005

A debandada...

Também eu exaspero com a falta de ideias e entreajuda que caracteriza muitas vezes a nossa equipa de futebol. Também eu assobio cada canto marcado “à maneira curta”, uma bonita forma de transformar um lance de perigo para a área do adversário, em que podemos colocar a bola em frente à baliza e que, mesmo considerando a falta de jogo de cabeça da nossa equipa, se pode transformar num lance confuso na pequena área e quem sabe dar golo. Também eu desespero quando se falham golos de forma absolutamente inaceitável ou quando os centrais estão “a dormir” e deixam a bola passar para o guarda-redes com um avançado nas costas. Aplaudo, incentivo, assobio e vaio, com conta peso e medida (ou se calhar não, mas pelo menos na minha “conta, peso e medida”).

Agora, se vou ao estádio, é para apoiar o Belenenses, e se assobio os cantinhos marcados para o colega a 3 metros que depois não sabe o que fazer à bola é porque eu (e parece-me que o resto da bancada) ao contrário da equipa (não sei se são ordens do treinador ou invenção dos jogadores) já percebemos que é muito mais perigoso marcá-los directos para a área. Mas, acima de tudo, incentivo o meu Belenenses.

Mais do que os assobios, que até me parece que podem ser “instigadores” do orgulho dos nossos atletas (leiam a entrevista de Rui Ferreira no Jornal do Belenenses de Fevereiro e vejam como um jogador com orgulho e altamente profissional aceita e PEDE que os adeptos assobiem quando tiverem de assobiar), o que me deixou profundamente transtornado neste jogo, e que se tem vindo a repetir, foi a debandada de adeptos quando marcámos o segundo golo.

Mas que porra! Estavam a fazer figas para que o Beira-Mar empatasse??? Aquele golo matou as vossas esperanças de vaiar a equipa no final e portanto “toca a andar”, que os sacanas hoje não jogaram nada mas ganharam??? Ao menos tivessem coragem e ficassem até ao fim para os assobiarem ou pelo menos não aplaudirem. Eu, por exemplo, bati umas tímidas palmas, todas elas dirigidas a 3 ou 4 jogadores, os únicos que as mereceram. Mas fiquei até ao fim. Afinal, somos do Belenenses ou somos anti-Belenenses e estamos lá na esperança que percamos para termos um álibi para os assobiar? Ao menos tivessem coragem para ficar e no fim assobiar, se achavam necessário!

Fiquei muito, mas mesmo muito, aborrecido com a debandada total de adeptos. Acho incrível que houvesse quem se levantasse de imediato e nem palmas batesse, pegando depressa no casaquinho para ir para casa amuado com a vitória.

Eu fui para casa amuado… com a exibição. Que a vitória soube-me que nem ginjas!

Sem comentários: