quarta-feira, março 23, 2005

B, com toda a convicção!

Quando vinha no caminho do trabalho para casa tentei efectuar um exercício de escolha de argumentos pertinentes para fundamentar a minha opção eleitoral. E escrevo escolha pois era minha ideia tentar seleccionar aqueles que considero mais fortes, de entre muitos e muitos que me levam a optar por uma das listas...

Todavia, quando liguei o computador para redigir as minhas razões e divulgar os meus argumentos, deparei-me com a antítese desta minha atitude de sócio atento e preocupado com a vida do Clube de Futebol “Os Belenenses”. No site de candidatura do Dr. Mendes Palitos surgiu agora uma secção de (suposto) “Humor” que provocou em mim a mais profunda tristeza relativamente ao processo eleitoral em curso...

Cheguei a considerar não escrever nada, em jeito de protesto, mas acredito que é dever moral de todo o associado belenense manifestar as suas opiniões acerca dos mais importantes assuntos da vida interna do clube, e este é efectivamente um momento chave dos nossos 85 anos de história.

Nas eleições que se aproximam vou votar conscientemente na Lista B e no Engenheiro Cabral Ferreira.


Não o faço por amizade, pese embora tenha pelo Eng.º Cabral Ferreira (e por outros elementos da sua lista) uma enorme estima pessoal. Faço-o com a convicção que ao votar B estarei a contribuir para dois objectivos da maior importância:

1. Eleger uma Direcção que me dá todas as garantias de competência, de entrega e de Amor (essa palavra tantas vezes usada mas tão poucas vezes sentida) pelo Belenenses;

2. Afastar dos órgãos dirigentes do clube a lista de Mendes Palitos, que ao longo das últimas semanas tem demonstrado total insensibilidade para a verdadeira alma belenense, para a relação com sócios, atletas e técnicos de todas as modalidades praticadas no Belém.

Identifico-me plenamente com os objectivos traçados pela Lista B nas diferentes áreas contidas nas suas Linhas de Acção. Acredito que futebol e modalidades não são realidades inconciliáveis, que o Belenenses deverá reforçar o seu ecletismo e que, na vertente do futebol (juvenil e profissional), a mais importante do clube, se trabalhe de forma apaixonada, eficaz e com passos sólidos no sentido de restituir ao Belém as vitórias de outros tempos.

Acredito que é possível voltar a encher o Restelo, objectivo para o qual muito contribuirá a revisão dos produtos “cativos e quotas suplementares”.

Tenho esperança no impacto positivo do projecto imobiliário na vida e saúde financeira do Belenenses (reduzindo a pouco recomendável “bingodependência”), apoio a continuação da campanha de modernização das instalações e infraestruturas do clube e acredito na valorização e rentabilização do património belenense. Estou aliás a trabalhar num estudo (já estava, mesmo antes de saber que este era um objectivo da Lista B), que enviarei à Direcção eleita, sobre a questão da inscrição do Estádio do Restelo no Roteiro Turístico da Cidade de Lisboa (à semelhança do que acontece com estádios por toda a Europa)...

Valorizo a criação do “Banco de ideias”, o qual será trabalhado de forma sistemática caso a Lista B vença as eleições, e que servirá como instrumento de permanente comunicação da Direcção do clube com os sócios. Não poderia estar mais de acordo com o objectivo de envolver os associados na concretização de objectivos específicos, nomeadamente dos sócios mais jovens e qualificados em diversas áreas aplicáveis à vida do clube.

Apoio a modernização do clube e a reformulação da área financeira do clube, aspectos intimamente ligados entre si.

No que respeita à candidatura de Mendes Palitos, creio que padece de falta de ideias e, a partir de determinado momento, de ausência de credibilidade (facto para o qual muito tem contribuído o tipo de campanha negativa que através do seu site oficial tem concretizado...). Entristece-me o ataque sistemático “aos paralizantes corporativismos dos interesses instalados” (fica por esclarecer se efectivamente Mendes Palitos convidou ou não para a sua lista vários elementos integrantes ou apoiantes da Lista B). Deixa-me verdadeiramente boquiaberto a utilização de expressões (ou conceitos) como o de “sócio conhecido” (será que com Mendes Palitos passariamos a ter sócios de 1ª – os conhecidos – e de 2ª – os anónimos?). Irrita-me solenemente a utilização de símbolos do clube (como o nosso fundador, Artur José Pereira), para brincadeiras de má educação e mau gosto.

Mendes Palitos terá de perceber que, mais do que uma vergonha para a sua pessoa e para a sua lista, o tipo de campanha que vem realizando constitui um embaraço para o Belenenses, clube para o qual estão voltados muitos e muitos olhos.

Por tudo isto, e por muito mais aspectos para os quais me falta tempo e espaço para abordar, votarei na Lista B, de Cabral Ferreira. É que eu amo o Belenenses, e quero-o cada vez mais azul, mais forte e sólido na liderança do desporto nacional.

Sem comentários: