quinta-feira, março 24, 2005

Comunicados da Lista B

Publicam-se de seguida os ultimos comunicados da Lista B.

2005/03/24
A democracia não se apregoa ... PRATICA-SE!


A democracia não se apregoa ... PRATICA-SE!

Na sequência dos mais recentes desenvolvimentos da campanha eleitoral para os Órgãos Sociais do Clube de Futebol «Os Belenenses», realizou-se uma conferência de imprensa subordinada ao tema :

«A democracia não se apregoa ... pratica-se!»

Acompanhado por diversos elementos que integram a sua candidatura, entre eles a Drª Anabela Monteiro Gonçalves, Dr. Filipe Manuel Baltazar e Drª Teresa Silva Duarte (a Drª Maria Helena Campos não esteve presente mas participou na análise), todos jurístas, o candidato a presidente da Direcção, Armando Cabral Ferreira, esclareceu:

«Fui hoje surpreendido por notícias nos jornais referindo que algumas pessoas intervenientes nesta campanha eleitoral têm pensamentos anti-democráticos e vêm fantasmas e inconvenientes na participação maçica dos sócios do Clube de Futebol "Os Belenenses" na vida activa da instituição, e no caso em apreço nos actos eleitorais.

Asssim, a LISTA B reafirma que:

- É frontal e absolutamente contra a criação da categoria de sócios de primeira e sócios de segunda, em função da sua localização geográfica.

Depois de ter visto transcrita na comunicação social expressão "...porque sou sócio conhecido tenho direito a...", numa clara alusão a uma eventual segregação pelo menos de pensamento, espero, e esperamos todos os que estão de boa-fé neste processo, ver coerentemente apresentada numa próxima Assembleia Geral do Clube a proposta da criação da categoria de "sócio conhecido" com especiais direitos em relação aos restantes anónimos que têm permitido ao Belenenses ser o que é hoje!

Jamais pactuaremos com a divisão dos sócios de pleno direito em sócios de primeira, aqueles que podem deslocar-se ao restelo e votar, e sócios de segunda, aqueles que pelos mais variados motivos pessoais e apesar de terem as suas obrigações cumpridas com o Belenenses não o podem fazer.

- É contra a criação de barreiras à participação de sócios na vida associativa, nomeadamente num acto tão importante como o acto eleitoral.

Defendemos no nosso programa a reaproximação e a participação dos sócios e adeptos pelo que jamais colaborariamos neste tipo de medida, pese sermos acusados de sociedade secreta. Pugnaremos pela reaproximação dos sócios como uma missão e não apenas como uma medida bonita e popular. As medidas ou linhas de acção constam das nossas intenções porque acreditamos nelas e inserem-se em princípios que defendemos, independentemente de nos serem favoráveis ou não em cada momento e contexto. Aquilo que for favorável à massa associativa e ao Clube também e sempre nos será favorável a nós.

- É contra, usufruir da legislação quando nos beneficia e e atacá-la quando não nos convém!

Relembramos que as regras de hoje, são exactamente as mesmas que, pelo menos, foram utilizadas nas eleições de 12 de Maio de 1990 (mesa da AG presidida pelo Dr. Rui Carp), de 27 de Abril de 1991 (asseguradas por junta directiva), de 20 de Março de 1993 (mesa da AG presidida pelo Prof. Dr. Manuel Sérgio Vieira e Cunha), de 7 de Maio de 1994 (mesa da AG presidida pelo Sr. António João Pistaccini Moita), de 18 de Novembro de 1995 (mesa da AG presidida por António João Pistaccini Moita), de 22 de Junho de 1996 (mesa da AG presidida pelo Major Bernardo Mendes), de 11 de Janeiro de 1997 (mesa da AG presidida pelo Dr. Alberto Regueira), de 25 de Março de 2000 (mesa da AG presidida pelo Dr. Alberto Regueira) na qual foi eleito como vicepresidente da direcção o Dr. Mendes Palitos e finalmente de 26 de Abril de 2003 (mesa da AG presidida pelo Major Fernando Baptista da Silva).

Mas porque a nossa candidatura tem por princípio o positivismo que acrescenta, em oposição ao negativismo que diminui e deprecia, a LISTA B é :

- A favor da reconstrução de um GRANDE CLUBE, um dos quatro maiores de Portugal, de dimensão nacional e internacional (não de dimensão regional, provávelmente confinado ao bairro de Belém).

Acentuando que 25 % dos sócios do Belenenses residem fora da região da Grande Lisboa, desde Caminha a Vila Real de Sto. António, passando pela Madeira, Açores e estrangeiro. Acentuando que 30 a 35 % dos sócios do Belenenses moram fora de Lisboa.

- A favor do cumprimento dos estatutos, a «constituição» do nosso clube. E da nossa parte cumpri-los-emos !

A LISTA B só aceita um repto. O repto de promover e facilitar a participação de todos os sócios, pelos meios que os estatutos lhe permitirem.

Assim, apelamos veemente à participação pessoal no acto eleitoral e, quando tal não for possível, à participação por representação, pelo que TODOS os candidatos , da LISTA B, estarão disponíveis para no dia 9 de Abril representar e votar por qualquer sócio que o solicite!

A LISTA B disponibiliza todo o seu staff que, em regime de voluntariado, ajudará a dar resposta a todos os associados!»

A terminar, informamos que irá ser publicado a curto prazo, neste espaço, um parecer elaborado pelo grupo de juristas que integram na qualidade de candidatos a LISTA B, com o objectivo de tranquilizar e esclarecer todos os associados quanto à questão do voto por representação e quanto à ameaça de congelamento da normal vida do Clube, cuja «manipulação» do seu contexto mais não teve (esperamos todos nós Belenenses) que a intenção de desviar atenções e obter protagonismo pelas mais negativas razões.

Sem comentários: