quinta-feira, setembro 16, 2004

Uma equipa... ou um conjunto de bons jogadores

Artigo da autoria do nosso treinador Carlos Carvalhal, publicado no seu Site Oficial, e recomendado pelo "bloguista" Carlos Costa e Silva:

No dia seguinte ao jogo disputado com o Rio Ave, e depois da habitual noite muito mal dormida após jogo, dou comigo a concluir um conjunto de ideias.

Defrontamos uma verdadeira "equipa" e empatamos o jogo porque fomos também uma Equipa na verdadeira acepção da palavra.

O Rio Ave, honra ao seu treinador Carlos Brito, é uma equipa muito bem organizada. Possui um jovem treinador, muito metódico, com uma forte personalidade e que tem uma ideia de jogo (modelo de jogo) muito bem definida. A sua ideia assenta em princípios de jogo muito bem esclarecidos e assimilados pelos seus jogadores, com a vantagem de estar a trabalhar há muito tempo com estes.

É claro para mim, ao estudar previamente esta equipa do Rio Ave, as dificuldades que iríamos encontrar no jogo. Não tem nomes sonantes, mas o Rio Ave, sob as ordens de Carlos Brito, tem feito contratações (dentro dos limites orçamentais) muito acertadas, de forma a colmatar a perda de jogadores (poucos) que saem do clube.

Por falar em jogadores que se valorizam e saem para clubes melhores, é um caso clássico de jogadores que se valorizam, porque a equipa no seu todo funciona. "Um bom solista, evidencia-se muito mais numa boa orquestra do que numa má".
Este um bom exemplo a seguir pelos clubes. Um bom treinador, metódico, com tempo para trabalhar... tem resultados.

O nosso Belenenses deu uma prova de grande maturidade e ambição. Fomos uma Equipa, os que jogaram de início, os que entraram, os que sofreram no banco e de certeza aqueles que por este ou aquele motivo não foram convocados.

Estou muito orgulhoso pelos meus jogadores, pela nossa Equipa. Que grande carácter, que personalidade individual e colectiva... Acreditar até ao final, lutar até à exaustão, até ao limite das capacidades... cumpre o Homem através do desporto uma das maiores virtudes da sua essência, o conhecimento dos seus limites, a superação...

Independentemente do resultado final, a satisfação seria enorme, com aquele final é uma realização momentânea... é que vem aí outro jogo no domingo.

Sem comentários: