terça-feira, setembro 28, 2004

Força Rapazes!


Ontem não estive na Amoreira. Outros compromissos, também ligados ao Belenenses, impediram-me de estar presente naquela bancada tão bem composta por sócios e adeptos azuís, que se fartaram de puxar pela equipa... Vi apenas os primeiros 25 minutos da primeira parte, no Núcleo da Ajuda/Belém, junto a outros tantos sofredores, todos eles cheios de vontade de sair a correr para o Estádio, mas sem possibilidade real de o fazer, por uma razão ou por outra.

Nos primeiros minutos vi um Belenenses um pouco mais fraco do que o habitual, pese embora depois do 1/4 de hora inicial o jogo tenha ganho equílibrio, com pelo menos dois bons remates para golo da nossa equipa (primeiro por Amaral e depois por Zé Pedro, dois bons rematadores da meia distância, nos quais deposito muita esperança).

Depois... depois fui à minha vida, e apenas às 23:30h consegui saber o resultado. Acabavamos de ceder a primeira derrota, a poucos segundos do fim, e depois de um jogo bem disputado e ainda mais equilibrado, durante o qual tudo deram os nossos jogadores. Fiquei triste, é um facto... mas tal como havia escrito aqui no blog durante a manhã, em futebol existem três resultados possíveis e todos temos de estar preparados para eles.

Não foi o facto de nos ter escapado o 1º lugar que me deixou frustrado. Foi não ter alcançado os 10 pontos e uma vantagem suficientemente confortável para ir ao Dragão "nas calmas...".

Carvalhal tem muito trabalho pela frente, mais psicológico do que técnico ou táctico. Segundo o jornal "A Bola" de hoje, o Belenenses até é a equipa portuguesa que melhor interpreta o sistema do losango a meio campo, e eu estou perfeitamente de acordo. É por isso que reafirmo: tão importante como preparar jogadas e combinações que surpreendam os campeões nacionais, a nossa equipa deve ser alvo de um trabalho de intensa preparação mental para um jogo que muitos proveitos no pode trazer.

O Porto joga amanhã um jogo importantíssimo para as suas aspirações na Liga dos Campões, e fisicamente isso paga-se. Estou certo que Carvalhal saberá tirar partido da situação. É que tal como na Amoreira, no Dragão existem TRÊS resultados possíveis e não apenas um ou dois. É possível trazer a vitória e seguir em frente a toda a velocidade.

Ainda a propósito do jogo de ontem, e porque a maioria de vós estavam no Estádio a apoiar o Belém, deixem-me contar-vos um episódio que se passou durante a transmissão da SporTV, durante os minutos iniciais: pouco depois da apresentação das equipas, o pivot de serviço afirma que se irão bater equipas com níveis diferentes de qualidade e pertencentes a dois campeonatos distintos. O comentador que o acompanhava, um tal de João Rosado, afirma que sim, acrescentando que depois do empate no Porto o estoril seria uma equipa com outras responsabilidades... Era perfeitamente lógico que o pivot se referia à teórica superioridade do Belenenses, e por isso calou-se durante alguns segundos, sem saber muito bem o que dizer.

Enfim, mais uma para acrescentar às muitas "bocas" e "faltas de atenção" que a SporTV dispensa ao Belenenses.

Sem comentários: