domingo, setembro 12, 2004

Andebol: derrota pesada na apresentação - Belenenses, 21 - Setúbal, 26

A equipa principal de Andebol realizou esta tarde, no pavilhão Acácio Rosa, o jogo de apresentação aos sócios. Assim, e poucas horas depois de ter disputado a final do Torneio do Boa Hora contra o Sporting (derrota por 21-24), o Belenenses recebeu a equipa do Vitória de Setúbal, num jogo amigável que abriu o calendário desportivo das comemorações do 85º aniversário do Clube de Futebol "Os Belenenses".

Nas bancadas encontravam-se algumas centenas de sócios e simpatizantes, bem como adeptos adversários. Todavia, e num jogo de "portas abertas" esperava-se mais público e mais apoio à nossa equipa...

Os minutos iniciais disputaram-se com grande equilíbrio. O Setúbal adiantava-se no marcador, para logo o Belenenses empatar. Todavia, só aos 08m:43s que a nossa equipa alcançou a primeira vantagem (5-4).

A meio do primeiro tempo o Belenenses alcançou a sua maior vantagem durante o jogo (3 golos). Durante este período, e muito por culpa da excelente exibição do nosso guarda-redes, o Belém teve a oportunidade de dilatar o marcador... Todavia, os níveis de concentração da equipa baixaram, e o Setúbal foi-se reaproximando no marcador.

Aos 28 minutos, os sadinos passaram para a frente do marcador (12-13), mantendo a vantagem de um golo até ao final do primeiro tempo.

Antes do início da segunda parte, alguns elementos da equipa entregaram camisolas oficiais à claque mais antiga do clube - a Fúria Azul - como forma de agradecimento pelo apoio ao longo de toda a temporada 2003/4. A iniciativa foi saudada com forte aplauso por parte dos sócios e adeptos presentes.

O segundo tempo iniciou com um penalty falhado por parte dos de Setúbal e com o golo do empate a 13. O Belenenses parecia querer dar a volta ao resultado... Todavia, e depois das duas equipas chegarem aos 10 minutos de jogo com uma empate (16-16), o Belenenses esteve mais de 8 minutos sem marcar. Durante este período a equipa do Setúbal construiu uma vantagem de 3 golos (17-20) que iria continuar a ampliar...

A falta de agressividade defensiva, o desacerto ofensivo (com grande hesitação no remate de meia distância e uma insistência irritante no jogo interior, com o pivot, quase nunca produtivo) e elevados níveis de desconcentração foram permitindo ao Setúbal gerir a vantagem e estragar a festa azul. Aos 25m:26s o Belenenses perdia por 19-25.

Conquistada uma vantagem suficientemente larga, o treinador sadino retirou de jogo os melhores elementos da equipa (o número 22, por exemplo) e colocou em campo jogadores "do banco", permitindo ao Belenenses reduzir ligeiramente a desvantagem para os 21-26 finais.

No final foi entregue à equipa setubalense a Taça Aniversário. A sua vitória foi indiscutível, e é bem possível que com a primeira equipa em campo durante todo o jogo a vantagem tivesse sido maior.

O Belenenses revelou carências ao nível do jogo ofensivo. Falta confiança no remate de meia distância e imaginação na hora de construir jogo. A equipa insiste no jogo dirigido ao pivot, mesmo quando esta solução é claramente desajustada à estratégia defensiva adversária.

Perder "a feijões" não é grave, mas a nossa equipa perdeu uma excelente oportunidade para fidelizar sócios e adeptos.

Sem comentários: