sábado, abril 17, 2004

Passagem às meias-finais da Final 8 PT Comunicações
(Taça de Portugal em Basquetebol)



Crónica do jogo publicada no site da Federação Portuguesa de Basquetebol
Cabo das Tormentas em Oceano Azul


O Belenenses dobrou o Cabo das Tormentas de dois prolongamentos para traçar a sua rota em direcção ao mar das meias finais, derrotando a Oliveirense por 89-91. No segundo jogo da noite, o Sangalhos fez juz ao estatuto de surpresa da prova e ofereceu excelente réplica ao líder da Liga TMN. O Porto terminou o encontro com uma confortável vantagem de 29 pontos (68-97) embora a equipa bairradina saísse desta Final 8 com o respeito de todos os amantes da modalidade. A segunda jornada foi um Oceano Azul que amanhã estará certamente revolto na luta pelo acesso à final.

Emoção não faltou no segundo dia desta Final 8 da Taça de Portugal. Foram necessários dois prolongamentos para o Belenenses afundar a nau de Oliveira de Azeméis numa batalha sem tréguas, que só terminou com o último tiro de Kevin Melson em cima do apito final do segundo tempo de desempate.

Num jogo intenso, mas nem sempre bem jogado, o equilíbrio foi o rota que orientou toda a partida e a emoção tomou conta de todos os jogadores e assistência que não regatearam incentivos às equipas.

Ao intervalo, a Oliveirense tinha conquistado uma pequena vantagem (45-36) que depois se esfumou, assistindo-se posteriormente a muitas alternâncias no marcador, terminando o tempo regulamentar com um empate a 73 pontos.

No prolongamento imperaram os nervos e com novo empate, desta feita a 80 pontos, o jogo atingia o seu segundo prolongamento, onde o Belenenses foi mais forte, conquistando pequena vantagem que se voltou a esfumar muito perto do final. Quando perdigão penetrou e falhou a bandeja, esteve iminente o terceiro prolongamento mas, Kevin Melson velejou sobre um mar de jogadores para um decisivo ressalto ofensivo e consequente cesto que levou o Belenenses a dobrar o cabo das tormentas e navegar rumo ao oceano de emoções das meias finais.

Luís Costa (19 pts) e Omar Barlett (26) com superior condução de Perdigão (15 pts/10 ass) foram os pilares da equipa do Restelo. Thornton, Mott e Seixas destacaram-se nos oliveirenses.

O Sangalhos entrou em campo suportado por uma numerosa claque que se deslocou a Lisboa para apoiar a grande surpresa desta edição da Taça de Portugal, fazendo juz ao lema da prova – A FESTA.

E a surpresa prolongou-se até ao intervalo, onde o Sangalhos perdia apenas por 8 pontos (42-50), obrigando o Porto a manter-se concentrado no jogo e a ter que jogar com todas as suas armas.

Mas, no terceiro período, uma onda gigantesca de basquetebol portista assolou a equipa sangalhense e o parcial de 13-28 colocou à deriva a briosa caravela do Sangalhos que velejará de volta ao seu porto com o sentimento de dever cumprido, apesar da derrota por 29 pontos de diferença (68-97).

Individualmente, Sherick Simpson remou contra a maré com 22 pontos marcados. No porto destaque para o colectivo embora Heshimu e Stanback tenham estado ligeiramente acima dos companheiros.

Amanhã (HOJE), as Meias Finais começam com um excitante Queluz Sintra PM/Ovarense Aerosoles, às 14:30, seguido do embate azul entre Belenenses Montepio Lusifor e Porto Ferpinta, às 16:45.




Vejam estas fotos do Luís Silva e adivinhem quem esteve no Pavilhão Atlântico a apoiar a equipa de Basquetebol.






GRANDE TUCK


Imagens de:
Luis Silva
Federação Portuguesa de Basquetebol (www.fpb.pt)
Liga de Clubes de Basquetebol (www.lcb.pt)

Fontes:

Sem comentários: